Cerimônia

Congresso presta homenagem ao Jornal do Commercio em solenidade na Câmara

A homenagem contou com a presença de políticos, membros da sociedade civil, do diretor de redação do JC, Laurindo Ferreira, e do presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), João Carlos Paes Mendonça

Edu Rolemberg
Edu Rolemberg
Publicado em 15/05/2019 às 15:50
Daniel Cardoso / Especial para o JC
FOTO: Daniel Cardoso / Especial para o JC

Foi relembrando episódios importantes na história do País e das coberturas jornalísticas em Pernambuco que o Congresso Nacional homenageou, nesta quarta-feira (15), o centenário do Jornal do Commercio. A solenidade, requerida pelo deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, e contou com a presença de políticos, membros da sociedade civil, do diretor de redação do JC, Laurindo Ferreira, e do presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), João Carlos Paes Mendonça.

Em meio à crise pelo qual os veículos de comunicação estão passando, a isenção e objetividade na apuração e o compartilhamento de notícias foi um dos pontos destacados durante o discurso de João Carlos. Segundo ele, essa preocupação com a qualidade do conteúdo é um dos pilares de sustentação da credibilidade do JC com seus leitores. ‘’É na imprensa livre que encontramos um fórum independente para os maiores debates democráticos. Nossa caminhada é vivenciar o desafio de cumprir o papel de representar com responsabilidade e firmeza os anseios do cidadão’’, destacou.

O empresário lembrou também do momento difícil vivido pelo Jornal do Commercio quando o grupo JCPM assumiu o controle do periódico. ‘’Há 30 anos, sem nenhum conhecimento sobre comunicação, vi o SJCC perder força. A sociedade Pernambucana estava inquieta com esse acontecimento. Nessa época, um grupo de empresários começou a se unir para reerguer esse sistema de comunicação. Nessa missão, somente o grupo JCPM permaneceu. Meu compromisso tornou-se um dos mais sérios e desistir significava fracassar’’.

As dificuldades vencidas com triunfo pelo JC foram destaque também no pronunciamento do deputado Tadeu Alencar. ‘’A história do Jornal do Commercio, assim como a de Pernambuco, é também uma crônica da rebeldia, do se refazer em meio às crises. Falamos de uma história de superação e renascimento, de envelhecer com lucidez e consciência’’.

Pernambuco

Também estiveram presentes na solenidade os deputados pernambucanos Raul Henry (MDB-PE), Gonzaga Patriota (PSB-PE), Ossessio Silva (PRB-PE), Renildo Calheiros (PCdoB-PE), Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), Felipe Carreira (PSB-PE).

Entusiasmado, Alencar passou o microfone para o senador Humberto Costa (PT-PE). Assim como João Carlos, Humberto destacou o ‘’desafio cumprido com êxito, tendo em conta a força do Sistema desde então. Hoje temos total confiança na capacidade de modernização e rendimento do jornal, com valorização do seu bem maior, a informação’’.

Essa relação do Jornal do Commercio com o povo pernambucano esteve presente no discurso do diretor executivo da Associação Nacional de Jornais, Ricardo Pereira, como um marco local da identidade Pernambucana. ‘’Esse feito só é possível pela credibilidade construída por seus leitores locais. Em um momento em que o país passa por uma onda de fake news, o jornalismo sério, profissional e de credibilidade tem grande importância para que as cidades não passem por ilhas de notícias’’.