Mensagens vazadas

Novo vazamento: Moro teria orientado MPF após depoimento de Lula

O site The Intercept divulgou mais trechos de mensagens que teriam sido trocadas por Sérgio Moro, ministro da Justiça, quando era juiz da Lava Jato

Blog de Jamildo
Blog de Jamildo
Publicado em 15/06/2019 às 10:10
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Na noite dessa sexta-feira (14), o site The Intercept divulgou mais trechos de mensagens que teriam sido trocadas entre Sérgio Moro, ministro da Justiça, quando era juiz à frente de processos da Lava Jato, e procuradores da força-tarefa da operação. Em uma das conversas, no dia 10 de maio de 2017, o então magistrado teria sugerido pelo Telegram ao ex-procurador da República Carlos Fernando Santos Lima enviar uma nota oficial à imprensa sobre o depoimento do ex-presidente Lula no caso triplex, pelo qual foi condenado e preso.

A mensagem que seria de Moro explica que a sugestão de emitir uma nota seria porque “a Defesa já fez o showzinho dela”. “Podemos fazer. Vou conversar com o pessoal”, responde o procurador. “Não estarei aqui amanhã. Mas o mais importante foi frustrar a ideia de que ele conseguiria transformar tudo em uma perseguição sua”, continua. A conversa aconteceu por volta das 22h. No dia seguinte, Carlos Fernando Santos Lima esteve no Recife e concedeu entrevista ao Resenha Política, na TV JC.

Confira a entrevista

Moro inicia a conversa perguntando ao procurador o que achou sobre o depoimento de Lula. “Achei que ficou muito bom. Ele começou polarizando conosco, o que me deixou tranquilo. Ele cometeu muitas pequenas contradições e deixou de responder muita coisa, o que não é bem compreendido pela população. Você ter começado com o Triplex desmontou um pouco ele”, afirma Santos Lima. “A comunicação é complicada pois a imprensa não é muito atenta a detalhes. E alguns esperam algo conclusivo”, responde o ex-magistrado.

Imprensa

Após a conversa com Moro, o procurador envia no grupo “Análise de clipping”, com assessores de imprensa do Ministério Público Federal (MPF), uma pergunta se seria possível conseguir uma entrevista com a Globo, no Recife. Os assessores tentam dissuadi-lo.

Santos Lima, então, procura o chefe da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, e encaminha as mensagens de Moro. Ao mesmo tempo, os procuradores conversavam em um grupo sobre a possibilidade de responder à defesa de Lula. “Então temos que avaliar os seguintes pontos: 1) trazer conforto para o juízo e assumir o protagonismo para deixá-lo mais protegido e tirar ele um pouco do foco; 2) contrabalancear o show da defesa”, diz Dallagnol. “E o formato, concordo, teria que ser uma nota, para proteger e diminuir riscos. O JN vai explorar isso amanhã ainda. Se for para fazer, teríamos que trabalhar intensamente nisso durante o dia para soltar até lá por 16h”.

No grupo “Análise de clipping”, o chefe da força-tarefa orienta: “Caros, mantenham avaliando a repercussão de hora em hora, sempre que possível, em especial verificando se está sendo positiva ou negativa e se a mídia está explorando as contradições e evasivas. As razões para eventual manifestação são: a) contrabalancear as manifestações da defesa. Vejo com normalidade fazer isso. Nos outros casos não houve isso. b) tirar um pouco o foco do juiz que foi capa das revistas de modo inadequado”.

Em conversa com Moro, Dallagnol fala sobre a possibilidade de emitir uma nota e elogia o ex-juiz, ao que ele responde: “Blz. Tb tenho minhas dúvidas dá pertinência de manifestação, mas eh de se pensar pelas sulilezas envolvidas”. No dia seguinte, o procurador informa a Moro: “Passamos algumas relevantes para jornalistas. Decidimos fazer nota só sobre informação falsa, informando que nos manifestaremos sobre outras contradições nas alegações finais”.

O site The Intercept afirmou que desta vez procurou a assessoria de imprensa do ministro. Segundo a publicação, Moro preferiu não comentar as supostas mensagens e afirma que elas foram obtidas através de invasão criminosa aos celulares e que podem ter sido adulteradas e editadas.