Cais do Sertão

Exposição cultural no Cais do Sertão, bate recorde de público

O projeto Tengo Lengo Tengo segue em exibição até Domingo ,(27),com programação para todos os públicos.

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 27/07/2019 às 15:17
Reprodução/Fotos: Chico Andrade
FOTO: Reprodução/Fotos: Chico Andrade

A exposição Tengo Lengo Tengo , bateu recorde de público em 30 dias de exibição. Ela está em cartaz no Cais do Sertão, no Grande Recife, desde o dia 18 de junho e homenageia líderes precursores da tradicional Missa Do vaqueiro em Serrita, sertão de Pernambuco.

De acordo com uma pesquisa levantada pela Secretaria de Turismo e Lazer, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a mostra já conta com 6.797 visitantes, sendo esperado até o último dia do mês de julho cerca de 8.863 visitações.

Na próxima sexta-feira ,(02), comemora-se os 30 anos da morte do cantor Luiz Gonzaga. Em celebração ao legado do artista, os artistas Quinteto Violado, Bia Marinho, Joquinha, Terezinha do Acordeon e forrozeiros fazem show na área externa do museu.

Missa do Vaqueiro

Missa do vaqueiro, tradição sertaneja comemorada há 40 edições
Missa do vaqueiro, tradição sertaneja comemorada há 40 edições
Reprodução/fotos: Chico Andrade

Cerca de 60 mil visitantes são esperados na celebração da 49ª Missa do Vaqueiro de Serrita, o evento acontece neste fim de semana. A missa é realizada em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, cuja morte deu origem ao costume, e é Considerada a celebração mais antiga dos sertões, ela irá ser celebrada até domingo (28), com uma programação bem diversificada, unindo o profano e o sagrado.

Este ano, além dos shows gratuitos com nomes como Josildo Sá e Petrúcio Amorim, o público poderá conferir vaquejadas, pegas de boi e novidades como a feira de artesanato com produtos de couro, assim como a produção de um documentário, uma mini exposição e palestras sobre o universo sertanejo.

O secretário de Turismo e Lazer Rodrigo Novaes falou um pouco da importância em destacar a cultura do interior:

“Trazer, por meio da narrativa visual, o contexto dessa missa que acontece em Serrita há 30 anos é proporcionar ao pernambucano o reconhecimento de sua história de resistência. Comemoramos o recorde de visitações da nossa exposição neste primeiro semestre, e reforçamos o compromisso da Secretaria de Turismo e Lazer em enaltecer a cultura do interior”.

Secretário de Lazer e Turismo Rodrigo Novaes em Missa do vaqueiro
Secretário de Lazer e Turismo Rodrigo Novaes em Missa do vaqueiro
Reprodução/Blog do Carlos Britto

Patrocinadores

A Empetur contará com espaço com um lounge para descanso e área interativa, onde haverá um estúdio fotográfico, o público poderá fotografar e imprimir as fotos na hora. O espaço funcionará das 8h às 15h durante os dias do evento. A Missa do Vaqueiro de Serrita conta com patrocínio da Empetur e do Governo do Estado de Pernambuco. Entre os apoiadores, estão s Prefeitura de Serrita, Sebrae, Fundação Padre João Câncio, Apega (Associação dos Vaqueiros de Pega de Boi) e Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil.