Exposição

Exposição de animais corre risco de não acontecer em 2019

O anúncio foi feito pela Sociedade Nordestina dos Criadores nesta quinta-feira (29)

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 29/08/2019 às 17:41
 Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

A tradicional exposição de animais, que há 77 anos recebe centenas de visitantes, no Parque de Exposição do Cordeiro, neste ano, corre o risco de não acontecer por falta de verba, segundo o anúncio feito nesta quinta-feira (29), pela Sociedade Nordestina dos Criadores.

De acordo com o presidente da sociedade nordestina dos criadores, Delmiro Gouveia, o governo do estado, através da Secretaria de Agricultura, é responsável por repassar cerca de R$ 770 mil, que é quase metade do custo total da feira, que pode chegar a R$ 2 milhões, mas esse dinheiro não chegou, desde o ano passado, e por conta disso muita gente que prestou serviço, em 2018, ainda não recebeu.

Abandono

A falta de investimento no parque também pode ser vista pelo abandono do local. O mato está tomando conta de praticamente todas as áreas reservadas para os animais. E segundo o presidente, existem relatos de violência.

A exposição

A exposição está prevista para começar no dia 14 de novembro. Mas para que ela seja confirmada, a situação precisa ser resolvida rapidamente.

Nota da Secretaria

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário esclarece que foi procurada apenas uma vez pela Sociedade Nordestina dos Criadores desde que a atual diretoria da instituição tomou posse, no último mês de abril, e mesmo assim em uma visita de cortesia. Esclarece também que, até o momento, a única demanda recebida em relação à Exposição de Animais deste ano foi a reserva do Parque de Exposições do Cordeiro de 16 a 24 de novembro para a realização do evento. Desde janeiro, o Governo de Pernambuco vem mantendo diálogo frequente com as entidades representativas do setor, a exemplo de Sinproleite e Avipe, e com os próprios criadores de animais do Estado.

Vem também desenvolvendo uma série de ações para fortalecer a pecuária pernambucana, como a edição dos decretos 47.182, 47.189, 47.220 e 47.356, a pedido dos produtores de leite, que contemplaram a revogação da isenção fiscal para importação de leite em pó, soro de leite e mistura láctea; reformulação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, o fim de benefícios fiscais para movimentações com leite em pó, soro de leite e mistura láctea via centrais de distribuição e o recolhimento antecipado do ICMS na aquisição de leite in natura proveniente de outras unidades da Federação.

A Secretaria lembra ainda que a própria sede da Sociedade Nordestina dos Criadores ocupa espaço cedido, sem ônus, no Parque de Exposições do Cordeiro, de propriedade do Estado. Por fim, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário estranha o fato de a instituição ter procurado a imprensa para abordar tal assunto sem nunca ter tratado do tema ou apresentado tal pleito a esta Secretaria e reitera estar de portas abertas para discutir as demandas de toda a cadeia produtiva do setor agropecuário pernambucano.