ESTACIONAMENTO

Ilha do Leite passará a contar com 220 vagas de Zona Azul

A Ilha do Leite também passou a contar com a Zona 30, projeto que limita a velocidade de veículos em 30km/h

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/09/2019 às 14:13
Andréa Rego Barros/PCR
FOTO: Andréa Rego Barros/PCR

A partir da próxima segunda-feira (23), o bairro da Ilha do Leite, na área central do Recife, vai contar com 220 vagas de estacionamento rotativo, a chamada Zona Azul. Elas vão ser regulamentadas nas Ruas Senador José Henrique, Frei Matias Teves, Francisco Alves, estado de Israel, Jornalista Trajano Chacon, Antônio Gomes de Freitas, Elvira Carreira de Oliveira e General Joaquim Inácio.

A gestora de planejamento viário da CTTU, Kelly Pereira, dá detalhes da distribuição e rotatividade dessas vagas. “A Ilha do Leite recebeu essa Zona Azul de cinco horas que aí dá direito ao usuário fazer mais uma ativação durante o dia, de cinco horas, para o uso da Zona Azul”, disse, apontando que vagas para idoso e deficiente também foram reservadas.

As vagas vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. E, como desde o início de setembro, o Zona Azul já é 100% digital, essas vagas também vão poder ser ativadas pelo aplicativo "Zona Azul Digital Recife", disponível nas plataformas Android e iOS para download gratuito.

Zona 30

Além da Zona Azul, algumas vias do bairro da Ilha do Leite estão em fase de implementação da Zona 30, um projeto que limita a velocidade de veículos em 30 km/h.

Segundo Kelly Pereira, o objetivo dessa ação é implementar um tráfego calmo e uma sinalização específica para favorecer os pedestres e ciclistas que transitam pelo local. E dependendo da receptividade, outras Zonas 30 vão ser instaladas em breve.

Atualmente, Recife conta com mais de três mil vagas de Zona Azul implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte, Boa Viagem e Derby.