Denúncia

Número de municípios atingidos por petróleo aumenta no Nordeste

Segundo investigação do Ibama a substância encontrada nas praias é petróleo cru internacional

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 28/09/2019 às 16:14 | Atualizado em 25/05/2022 às 17:42
Foto: Cortesia/WhatsApp
FOTO: Foto: Cortesia/WhatsApp

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), subiu para 53 o número de Municípios atingidos pelo petróleo que vem poluindo as praias nordestinas. Desde o dia 2 de setembro uma investigação do Ibama com apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, indica que o petróleo encontrado nas praias é o mesmo, e a origem não é do Brasil. Segundo o balanço mais recente, já são 112 localidades em oito estados afetadas pela mancha. Apenas na Bahia ainda não houve registro do problema.

De acordo com a investigação do instituto, o petróleo que está poluindo todas as praias é o mesmo. Trata-se de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo, como gasolina.

Origem desconhecida

No entanto, sua origem ainda não foi identificada. Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil.

Mesmo sendo de origem estrangeira, os responsáveis estão sujeitos a multas de até R$ 50 milhões, em conformidade com a Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/1988.

O Ibama informou que requisitou apoio da Petrobras para atuar na limpeza de praias. Nos próximos dias, a empresa disponibilizará um contingente de cerca de 100 pessoas.

Veja os locais atingidos em Pernambuco

  • Praia de Gamboa, Porto de Galinha e Nossa Senhora do Ó- Ipojuca
  • Praia Del Chifre- Olinda
  • Praia de Carneiros e Praia de Tamandaré- Tamandaré
  • Praia de Boa Viagem- Boa Viagem
  • Praia de Candeias e praia de Piedade- Jaboatão dos Guararapes
  • Praia do Paiva e Ilha Cocaiva- Cabo de Santo Agostinho
  • Praia de Catuama e Ponta de Pedras- Goiana
  • Praia da Conceição e Pau Amarelo- Paulista
  • Praia do Forte Orange- Itamaracá

Denuncie o fato

O instituto orienta as pessoas que identificarem manchas de óleo em alguma praia a entrar em contato com a prefeitura do local e com o instituto por meio da Linha Verde, no número 0800618080.

Prejuízos ambientais

Até o momento, o petróleo foi encontrado em nove tartarugas, seis delas mortas, e em uma ave, também morta. Segundo o Ibama, não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos, mas a avaliação da qualidade do pescado capturado nas áreas afetadas para fins de consumo humano é competência do órgão de vigilância sanitária.