Saúde

Sarampo: veja quais lugares mais afetados pelo vírus em PE

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), subiu para 56 o número de casos confirmados de sarampo em PE

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 15/10/2019 às 16:13
Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior

O sarampo é uma infecção viral bastante grave e tem se alastrado em todo o país. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), na manhã desta terça-feira (15), o número de casos do vírus no estado de Pernambuco subiu para 56, até o último dia 5 de outubro. Por conta deste aumento de casos de sarampo, veja quais os lugares são bastantes afetados.

Afetados pelo vírus

Ao todo, neste ano, já foram notificados 867 casos suspeitos da doença, com 292 descartados. A maior parte dos casos (92,9%) ocorreu na 4ª Regional de Saúde (Geres), que compreende cidades do Agreste, e os demais (7,1%) na 1ª Geres (Recife e Jaboatão dos Guararapes).

Confirmados

Os municípios com confirmações do caso são: Taquaritinga do Norte (19), Vertentes (9), Santa Cruz do Capibaribe (9), Toritama (7), Caruaru (6), Recife (3), Jaboatão dos Guararapes (1), Bezerros (1) e Frei Miguelinho (1).

Dia D

No próximo sábado (19), os municípios pernambucanos realizam o Dia D de vacinação contra o sarampo. O objetivo da campanha é que crianças entre 6 meses e 4 anos iniciem ou finalizem o esquema vacinal.

Vacinação

Até o dia 5 de outubro, 550.421 pessoas foram vacinadas com a tríplice viral em Pernambuco, sendo 231.588 doses em crianças de 6 meses a 4 anos. Até o momento, Pernambuco já conseguiu uma cobertura de 98% na primeira dose da tríplice viral apenas entre as crianças com 1 ano. A segunda dose para esse público, que deve ser feita três meses após a primeira, está em 74,5%.

Prevenção

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforça que as ações de vigilância epidemiológica (investigação dos casos e vacinação de bloqueio), além da assistência ao paciente, são iniciadas logo após a notificação do caso - ou seja, independentemente do resultado laboratorial. A medida busca evitar o agravamento do caso e a propagação da doença. As medidas são realizadas pelos municípios com o apoio das Geres e do Estado.