AUMENTO

Correios anunciam reajuste de 6,34% nas tarifas

Aumento das tarifas foi confirmado nesta quarta-feira (16)

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 16/10/2019 às 17:21
Chico Porto/Acerto JC Imagem
FOTO: Chico Porto/Acerto JC Imagem

A tarifa média dos serviços Sedex Hoje, Sedex 10 e Sedex 12 foram reajustadas em 6,34% pelos Correios, na última segunda-feira (14), segundo a agência de notícias Estadão Conteúdo. O reajuste foi confirmado pela estatal nesta quarta-feira (16), afirmando ainda que o aumento é um média ponderada nacional, variando de acordo com origem, destino e tipo de encomenda.

De acordo com os Correios, "a atualização dos preços ocorre para equilibrar o impacto dos cursos na prestação dos serviços".

A empresa afirmou também que o reajuste não se aplica a clientes que possuem contratos com os Correios.

Privatização e greve

Os Correios apareceram em uma lista de empresas estatais que seriam privatizadas, divulgada em agosto, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O presidente da república, Jair Bolsonaro, inclusive, afirmou à época que a estatal seria a primeira.

A possibilidade de privatização foi uma das causas da greve dos funcionários deflagrada em julho. Fischer Moreira, secretário de imprensa da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), alega que a base aliada do governo no Congresso Nacional, como a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), divulga informações sobre a empresa que "faltam com a verdade".

"Não necessariamente a privatização vai trazer preços mais acessíveis, inclusive para regiões periféricas, e a precarização de serviços vai ser ampliada. A gente sabe que existe esse fantasma da privatização e combate essa perspectiva", diz.