Manchas de Óleo

Ministro diz que somente praias não atingidas pelo óleo estão liberadas para banho

Durante a manhã, o ministro do turismo havia dito que "as praias do Nordeste estão aptas para o banho e estão completamente limpas"

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 25/10/2019 às 18:53
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Foto: Bruno Campos/JC Imagem

O ministro de turismo, Marcelo Álvaro Falcão afirmou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (25), que apenas as praias do Nordeste que não foram atingidas pelas manchas de óleo estão aptas para uso. O ministro citou que menos de 10% das praias de Pernambuco foram atingidas pelo óleo e voltou a falar sobre a liberação de R$ 200 milhões do Governo Federal.

"Aqueles pequenos e médios empresários que se sentirem impactado e que possam ver os seus rendimentos abalados no comércio, que a gente facilite o acesso ao crédito para capital de giro, reformas e investimentos de diversa naturezas", declarou o ministro.

Recursos

Sobre a liberação de recursos, o ministro também anunciou que vai disponibilizar R$ 200 milhões em linhas de crédito do Fundo Geral de Turismo para pequenos e médios empreendedores que tiveram os negócios afetados com a chegada do óleo.

Voluntários

Os voluntários continuam trabalhando para remover os fragmentos de óleo. Parte do material está submerso e sedimentado em meio aos recifes. Segundo o secretário de turismo do estado, mergulhadores do Corpo de Bombeiros e da marinha foram convocados para realizar a limpeza em áreas afetadas. Na ocasião, ele também criticou o atraso nas ações do Governo Federal.