SOLIDARIEDADE

Cinegrafista da TV Jornal precisa de doação de sangue; veja como doar

Marcos Antônio de Almeida Alves, conhecido como Spiga, está internado e necessita de doações

Gustavo Fernandes
Gustavo Fernandes
Publicado em 07/12/2019 às 19:45
EBC
FOTO: EBC

A doação de sangue é um ato de solidariedade simples e nobre, que pode ajudar a salvar muitas vidas. O cinegrafista da TV Jornal, Marcos Antônio de Almeida Alves, conhecido como Spiga, está internado e necessita de transfusão.

Spiga se encontra internado na UTI do Hospital Esperança, em Olinda. A esposa dele , Delaine Basto, falou sobre o estado de saúde do cinegrafista e pediu a ajuda de todos os associados da TV Jornal, assim como do público da emissora.

>>>Dia do Doador de Sangue: tire dúvidas sobre doação

"A hemoglobina dele está baixa e ele está fazendo transfusão. Ainda não sabemos a causa de tudo. O soluço e a tosse deixam ele bastante debilitado", comentou a Delaine, que também informou que ele pode receber qualquer tipo de sangue.

Como ajudar

  1. Ir até o Hemato Banco de Sangue (Av. Lins Petit, 264 - Boa Vista, Recife - PE)
  2. Informar que deseja fazer uma doação para Marcos Antônio de Almeida Alves, que está na UTI do Hospital Esperança.

Quem pode doar

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos) é necessário o consentimento dos responsáveis e entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A frequência máxima de doações por ano é quatro vezes para o homem e três para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

"O que eu posso dizer para quem quer doar é que não precisa ter medo. Muita gente acha que é um processo doloroso e que vai ser prejudicado de alguma forma. Ao contrário, já que dá até mais saúde, pois ao tirar um pouco de sangue, o corpo cria mais resistência para voltar àquela quantidade anterior", diz Zilber Sepúlveda.