temperatura

''Vai esquentar mais'', diz meteorologista sobre calor no Recife

As altas temperaturas podem durar até fevereiro de 2020

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 10/12/2019 às 17:34
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A brincadeira em juntar a palavra hell – inferno, em inglês – com Recife vem crescendo nos últimos dias devido ao forte calor na capital pernambucana. O termo “Hellcife” chegou a ficar entre os assuntos mais comentados das redes sociais. De acordo com a meteorologista da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima), Aparecida Fernandes, a sensação térmica pode chegar a 40°C.

Temperatura em Pernambuco pode chegar a 40 graus, diz Apac

“Esse é o período mais quente do ano em Pernambuco, principalmente aqui em Recife, Zona da Mata e Região Metropolitana. Os meses novembro, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais quentes do ano. A população tem que esperar porque ainda vai esquentar mais. A tendência é piorar gradativamente”, afirmou.

Ainda de acordo com a meteorologista, a previsão é de temperaturas altas até o mês de fevereiro e um dos motivos é a ausência de nuvens no céu para o calor no Recife.

Moradores passam mal

As temperaturas já estão altas também no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), no município de Surubim, os termômetros chegaram a 36°C e várias pessoas deram entrada nas unidades de saúde da cidade com sintomas como diarreia e dor de cabeça, típicos dos desconfortos causados pela temperatura elevada.