Comemoração

Rei do Baião: shows celebram o aniversário de 107 anos de Luiz Gonzaga

Confira locais que irão festejar e lembrar da memória do Rei do Baião

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 13/12/2019 às 15:00
Reprodução internet
FOTO: Reprodução internet

Nesta sexta-feira (13), Luiz Gonzaga completaria 107 anos de vida. Ele que foi músico, Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de "Rei do Baião" e foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos como o baião, xote e xaxado, em todo o país. Luiz Gonzaga se tornou um ícone nacional e internacional, difundindo a cultura nordestina pelo mundo. A música "Asa Branca" feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do Nordeste brasileiro.

História

O músico nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, Sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Filho de Januário José dos Santos, o mestre Januário, "sanfoneiro de 8 baixos" e Ana Batista de Jesus. O casal teve oito filhos.

Desde menino, Luiz Gonzaga já pegava na enxada, mas preferia ficar olhando o pai tocar sua sanfona. Logo aprendeu a tocar e animar as festinhas da região. Cresceu ajudando o pai na roça e na sanfona, mas também fazia pequenos serviços para os fazendeiros da região.

Luiz Gonzaga era protegido do Coronel Manuel Aires de Alencar e de suas filhas e com elas aprendeu a ler, escrever e falar correto. Aos 13 anos, com o dinheiro que juntou e o emprestado pelo coronel, Luiz comprou sua primeira sanfona. O primeiro dinheiro que ganhou foi tocando em um casamento, ali sentiu que a música era seu destino.

Asa Branca

A música “Asa Branca” foi um dos primeiros grandes sucessos nacionais de Luiz Gonzaga. O disco original foi lançado pela RCA, no dia 3 de março de 1947. Segundo Luiz Gonzaga, a música nasceu como toada, com raízes folclóricas. Com letra de Humberto Teixeira e música de Luiz Gonzaga, Asa Branca retrata o sofrimento do povo do Sertão do Nordeste brasileiro diante da seca que assola a região. Asa Branca foi gravada por diversos cantores, entre eles, Dominguinhos, Sérgio Reis e Baden Pawell.

Morte

Luiz Gonzaga sofreu de osteoporose por anos. Em 2 de agosto de 1989, morreu vítima de Parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em Recife e posteriormente sepultado em seu município natal

Veja onde dançar forró no aniversário de Luiz Gonzaga

Recife

No Recife, a comemoração fica por conta de Toinho do Baião, cover de Gonzaga, o sanfoneiro Beto Ortiz, cujo trabalho é voltado também para as raízes do Rei, e de Josildo Sá, cantor sertanejo que sempre bebeu da sua fonte e fará uma homenagem especial ao ídolo. O evento gratuito acontece nesta sexta no pátio externo do museu Cais do Sertão, no Recife Antigo, a partir das 20h.

Exu

Já em Exu, a festa será estendida. Entre os dias 13 e 15 de dezembro, a 16ª edição do Festival Viva Gonzagão trará uma passeata realizada na sexta-feira (13) com 80 sanfoneiros, que irão sair do centro da cidade até o Parque Aza Branca, onde tocarão durante todo o dia. No sábado (14), os artistas Targino Gondim, Joquinha Gonzaga, Flávio Leandro, Fábio Carneirinho e Deusa do Forró se apresentarão no Festival. O Festival encerra no domingo (15), com a tradicional missa embaixo do pé de Juazeiro, às 11h.

Caruaru

A Semana Viva Gonzaga, realizada pela Prefeitura de Caruaru, chega a sua terceira edição. Nesta sexta-feira (13), o público poderá aproveitar o show Gonzaga Como Gonzaga Fazia, a partir das 19h no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga com mais de 50 atrações culturais tocando músicas do Rei do Baião.

O gerente de Cultura da Prefeitura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti, garante que a diversidade da cultura nordestina será contemplada no evento. "Terá xaxado, baião, quadrilha, forró, bacamarteiro, grupos de dança. Todos os elementos da cultura nordestina vai estar aqui em um grande show, só cantando Luiz Gonzaga", disse Erlon.

Leia mais em JC Online

Homenagens nas redes sociais