Morte

Morre Luiz Vieira, compositor da música 'Paz do meu Amor', aos 91 anos

O auge da carreira do cantor foi nos anos 50 até meados de 60

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 16/01/2020 às 18:22
Redes sociais
FOTO: Redes sociais

O cantor e compositor pernambucano Luiz Vieira morreu na manhã desta quinta-feira (16), aos 91 anos, após uma complicação respiratória. A morte foi confirmada pela sua esposa, Euridice Pereira. Vieira morava no Rio desde os dez anos, criado pelo avô, no interior do estado, em Alcântara. Emplacou o primeiro sucesso em 1953, a toada Menino de Braçanã. O auge de Luiz Vieira aconteceu entre meados dos anos 50 até meados dos 60.

Composições

Ele é autor de clássicos da MPB, entre outros, Prelúdio Para Ninar Gente Grande (Menino Passarinho) e Paz do meu Amor (Prelúdio Nº2). Embora tenha crescido longe do Nordeste a cultura da região permaneceu com ele, e desenvolveu-se, tanto em canções assinadas só por ele, quanto nas parcerias com o maranhense João do Vale. Os dois assinaram clássicos feito Nas Asas do Vento, A Voz do Povo, Estrela Miúda, Maria Filó (O Danado do Trem).

Cantores como Caetano Veloso, Rita Lee, Nara Leão e Luiz Gonzaga já gravaram músicas de Vieira. Em 1958, Luiz Vieira lançou o primeiro, e provavelmente seu melhor disco, Retalhos do Nordeste- A Música e a Poesia de Luiz Vieira (Copacabana). Ele começou a gravar em 1951, na Todamérica, mas até este Retalhos do Nordeste foi muito mais fornecedor de composições para cantores como Ivon Cury, Marlene, Inezita Barroso, Alaíde Costa, muita gente boa. Retalhos do Nordeste,. São dez faixas, parte delas com uma orquestra dirigida pelo maestro Moacir Santos.

Em 2018, quando o cantor completou 90 anos, o produtor Thiago Marques Luiz promoveu um show tributo a Vieira, no Teatro Itália, em São Paulo, que virou disco, com selo da Kuarup, e nomes feito Zeca Baleiro, Sérgio Reis, Claudette Soares, As Galvão, Verônica Ferriani e Ayrton Montarroyos. O álbum teve o título simples de Luiz Vieira 90 anos Uma homenagem com “sustança”, vinte composições, por intérpretes e épocas e nichos variados

Confira os vídeos das músicas "Paz do Meu Amor" e "O Menino de Braçanã":