Perigo

Sociedade de Neurocirurgia emite alerta sobre 'quebra-crânios'

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia emitiu um comunicado sobre os riscos da "brincadeira" conhecida como "quebra-crânios"

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 13/02/2020 às 10:20
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) emitiu um comunicado sobre os riscos da "brincadeira" conhecida como "quebra-crânios", que viralizou nas redes sociais. Os vídeos do novo "desafio" estão circulando na internet e têm causado preocupações entre os médicos.

A ''brincadeira'' acontece da seguinte forma: três pessoas ficam lado a lado e a que está no meio (desavisada) salta, enquanto os dois das pontas aplicam uma rasteira, causando a queda e uma forte pancada da pessoa no chão.

De acordo com o médico ortopedista, Rodrigo Castro, a pancada pode causar problemas sérios de saúde e até levar à morte. ''Isso não se trata de uma brincadeira, se trata de uma agressão física. O problema relacionado à queda é àador muscular e a fratura'', comentou.

>> 'Quebra-crânios': desafio pode causar fratura da coluna ou morte, alerta médico

>> 'Quebra-crânios': morte de menina no RN foi por outra ''brincadeira''

Confira o comunicado na íntegra

Prezados (as) senhores (as),

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) vem, por meio deste, alertar aos #pais e #educadores sobre a necessidade de reforçar a atenção com crianças e adolescentes, diante do #desafio “quebra-crânio”, que se alastra pelo ambiente doméstico, escolar e é reproduzido nas redes sociais.

Ele provoca uma queda brutal, onde um dos participantes bate a cabeça diretamente no chão, antes que possa estender os braços para se defender.
Esta queda pode provocar lesões irreversíveis ao crânio e encéfalo (Traumatismo Cranioencefálico - TCE), além de danos à coluna vertebral. Como resultado, a vítima pode ter seu desempenho cognitivo afetado, fraturar diversas vértebras, ter prejuízo aos movimentos do corpo e, em casos mais graves, ir a óbito.

O que parece ser uma brincadeira inofensiva, é gravíssimo e pode terminar em óbito. Os responsáveis pela “brincadeira” de mau gosto podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo.

Deste modo, como sociedade, pais, filhos e amigos, devemos agir para interromper o movimento e prevenir a ocorrência de novas vítimas. Acompanhar e informar/educar sobre a gravidade dos fatos, pode ser a primeira linha de ação.

Sem mais para o momento, subscrevemo-nos.

Diretoria
Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN)

Ver essa foto no Instagram

COMUNICADO DE UTILIDADE PÚBLICA Prezados (as) senhores (as), A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) vem, por meio deste, alertar aos #pais e #educadores sobre a necessidade de reforçar a atenção com crianças e adolescentes, diante do #desafio “quebra-crânio”, que se alastra pelo ambiente doméstico, escolar e é reproduzido nas redes sociais. Ele provoca uma queda brutal, onde um dos participantes bate a cabeça diretamente no chão, antes que possa estender os braços para se defender. Esta queda pode provocar lesões irreversíveis ao crânio e encéfalo (Traumatismo Cranioencefálico - TCE), além de danos à coluna vertebral. Como resultado, a vítima pode ter seu desempenho cognitivo afetado, fraturar diversas vértebras, ter prejuízo aos movimentos do corpo e, em casos mais graves, ir a óbito. O que parece ser uma brincadeira inofensiva, é gravíssimo e pode terminar em óbito. Os responsáveis pela “brincadeira” de mau gosto podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo. Deste modo, como sociedade, pais, filhos e amigos, devemos agir para interromper o movimento e prevenir a ocorrência de novas vítimas. Acompanhar e informar/educar sobre a gravidade dos fatos, pode ser a primeira linha de ação. Sem mais para o momento, subscrevemo-nos. Diretoria Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) Todos os direitos reservados à SBN, 1957 - 2019. Secretaria permanente: Rua Abílio Soares, 233 - CJ.143. Paraíso. CEP 04005-001- São Paulo/SP Tel.: (11) 3051-6075 e-mail: [email protected] Resp. Téc.: Dr. Paulo Honda CRM-SP 52362 - RQE: 38511 #sbn #neurocirurgia #neurocirurgiaBR #desafiodarasteira #brincadeiradarasteira #alerta #quebracranio

Uma publicação compartilhada por SBN Neurocirurgia (@sbn_neurocirurgia) em