prisão

Detentos com benefício de soltura, devido ao coronavírus, violam regra e são recapturados no Recife

A informação foi repassada pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres)

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 10/04/2020 às 17:43
Divulgação/Seres
FOTO: Divulgação/Seres

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou a recaptura, nesta sexta-feira (10), de dois presos por descumprirem as regras de monitoramento eletrônico, ou seja, violarem a área de circulação permitida. De acordo com a Seres, os detentos estavam próximo ao centro do Recife. Eles já foram levados pela Gerência de Operações e Segurança (GOS) para a Penitenciária de Itaquitinga, na Zona da Mata de Pernambuco.

Ainda de acordo com a secretaria, eles estavam em prisão domiciliar por determinação pelo Poder Judiciário para evitar a propagação do novo coronavírus nas unidades prisionais.

Desde o começo da epidemia em Pernambuco, registrado no dia 25 de fevereiro, foram liberados 768 detentos do regime fechado e semiaberto para cumprir a pena de maneira domiciliar.

Regras

O preso deve permanecer em casa, independente da monitoração eletrônica, e em caso de descumprimento do benefício volta para o regime fechado.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
    Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.