PANDEMIA

Decreto recomenda que população em Pernambuco utilize máscaras nas ruas e obriga uso para trabalhadores

O decreto foi assinado pelo governador do Estado, Paulo Câmara

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 23/04/2020 às 18:45
Leo Motta/JC Imagem
FOTO: Leo Motta/JC Imagem

O governador Paulo Câmara assinou o decreto, nesta quinta-feira (27), que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção para funcionários e colaboradores dos estabelecimentos comerciais cujo funcionamento esteja permitido. O decreto recomenda, ainda, a utilização de máscaras para toda a população em geral, sempre que for necessário sair de casa para algum motivo emergencial.

Decreto

O decreto assinado pelo governador entrará em vigor na próxima segunda-feira (27). Até lá, há tempo suficiente para todos adquirirem o equipamento de proteção. O documento deixa registrado também que as máscaras a serem adotadas obrigatoriamente pelos trabalhadores dos estabelecimentos, bem como as utilizadas pela população poderão ser industrializadas ou artesanais.

Coronavírus em PE

A Secretária Estadual de Saúde (SES-PE) atualizou, nesta quinta-feira (22), os números de coronavírus em Pernambuco. Nas últimas 24 horas, foram registras mais 30 mortes e 306 novas pessoas infectadas com a covid-19 no Estado. De acordo com a SES-PE, haverá uma coletiva de imprensa online para detalhes os casos. Ao todo, até o momento, são 312 mortes e 3.604 infectados.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.