Enem 2020

Prazo para pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Cerca de 300 mil candidatos não pagaram ainda a taxa de inscrição do Enem, que custa de R$ 85. O Inep informa que novos boletos poderão ser gerados; veja como!

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 02/06/2020 às 12:50
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi prorrogado. Os candidatos que ainda não efetuaram o pagamento terão até 10 de junho, conforme anúncio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) feito nesta terça-feira (02). Inicialmente, a data limite para pagar a taxa de R$ 85 era 28 de maio.

De acordo com o Inep, cerca de 300 mil inscritos ainda não efetuaram o pagamento e, dessa forma, não tiveram a confirmação da inscrição no Enem 2020. Mais de 5,7 milhões de inscrições já estão confirmadas.

Novos boletos

Quem ainda não fez o pagamento, precisa gerar um novo boleto. Para isso, basta acessar a Página do Participante e requerer o documento, que será disponibilizado com vencimento em 10 de junho. Os novos boletos estarão disponíveis a partir desta quarta-feira (03). O Inep informa que os boletos gerados anteriormente perderam a validade e deverão ser descartados.

Data escolhida através de enquete

A prova do Enem estava marcada para novembro e será estendida "de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais", conforme anúncio feito pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.

A nova data será escolhida através de enquete realizada pelos candidatos na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta.