PLANO DE RETOMADA

Caminhadas, corridas e o ciclismo já têm data de liberação em praias e parques do Recife

A medida passa a valer a partir deste sábado (20)

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Após o Governo de Pernambuco determinar, nesta sexta-feira (19), que a regulamentação do acesso a praias, parques e calçadões fica a cargo dos municípios, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, liberou as caminhadas, corridas e a atividade de ciclismo em locais públicos da cidade a partir deste sábado (20). Os locais estavam fechados como medida para barrar a pandemia do novo coronavírus.

“Queremos anunciar que, com a autorização dada pelo governo do estado para a abertura das praias e dos parques, além das informações técnicas e dos estudos das nossas equipes de saúde, estamos liberando as caminhadas, as corridas e o ciclismo em áreas públicas da cidade”, disse o prefeito Geraldo Júlio.

O fato da estabilização da curva de contágio do novo coronavírus também foi fator decisivo para a decisão. “Aqui no Recife, os indicadores da pandemia estão em queda há mais de 30 dias. É uma situação diferente da do Brasil como um todo, onde os indicadores ainda crescem.”, enfatizou o prefeito.

Assista

“A ocupação das vagas de UTI e das enfermarias estão no menor índice desde o início da pandemia: 42% de ocupação das enfermarias e 83% de ocupação nas UTIs, segundo os dados divulgados pelo governo do estado”, disse Geraldo.

Apesar das atividades ao ar livre estarem liberadas, ainda existem restrições, principalmente no que diz respeito a aglomeração de pessoas. “Todas as liberações são feitas com protocolos específicos: estão permitidas as caminhadas e corridas nas praias, nos parques, no calçadão, mas estão proibidos o consumo de alimentos e bebidas, aglomerações, esportes coletivos. Estão proibidos cadeirinha, isopor, guarda-sol ou qualquer infraestrutura para permanência.”

Ciclofaixa

Ainda de acordo com o prefeito do Recife, a ciclofaixa voltará a funcionar no próximo domingo (21), com novas conexões, totalizando 160km de extensão viária.

Decisão do Governo

O governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (19), que aregulamentação do acesso a praias, parques e calçadões ficará a cargo dos municípios. No que se refere às praias, o decreto é válido apenas para as cidades da Região Metropolitana do Recife(RMR).

As faixas litorâneas dos municípios das Mata Sul e Norte permanecem fechadas porque ainda não estabilizaram os números da contaminação da Covid-19. A determinação passa a valer neste sábado (20).

“Essa decisão leva em consideração as peculiaridades apresentadas por esses equipamentos públicos, que são tão importantes para a população, para a cadeia do Turismo e para diversas atividades das economias locais”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.