Retomada

Após liberação, atividades na Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife são retomadas neste domingo (21)

A Prefeitura da Cidade do Recife autorizou também a prática de atividades físicas em calçadões e parques

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/06/2020 às 10:58
Foto: Fábio Costa/JC Imagem
FOTO: Foto: Fábio Costa/JC Imagem

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife voltou a receber ciclistas neste domingo (21). Suspensa desde março para conter a dispersão do novo coronavírus, a via exclusiva para bicicletas foi liberada após determinação da prefeitura na sexta-feira (19).

O Governo do Estado passou a responsabilidade da liberação de parques, praças e calçadões para os municípios da Região Metropolitana do Recife.

Na capital, além da ciclofaixa, os parques e praias estão liberados desde ontem (20), entretanto as pessoas devem seguir as orientações estabelecidas. O banho de mar, por exemplo, não está permitido. A prática de atividades físicas individuais nos calçadões foi autorizada, e as pessoas devem fazer uso de máscara. Os quiosques permanecem fechados, e as pessoas não podem levar cadeiras ou coolers para a praia.

Mesmo com a retomada limitada, muita gente aproveitou o domingo para caminhar, correr e andar de bicicleta. O gerente de produção, Arthur Brito, comemorou a liberação dos espaços para a prática de exercício físico. “Já tinha a rotina de caminhar todo final de semana, achei uma boa a reabertura das praias para caminhada. Eu vi pessoas caminhando sem máscaras, mas a gente tem que manter o cuidados”. Completou.

Shoppings

O Governo de Pernambuco anunciou que, a partir desta segunda-feira (22),os shopping centers poderão reabrir de forma controlada ao público, seguindo novos protocolos de segurança, higiene e comunicação com os clientes. O funcionamento dos centros de compras teve horário reduzido, das 12h às 20h. As demais lojas do varejo de rua também voltarão a funcionar, das 9h às 18h, horário já determinado para as de até 200 metros quadrados, que retomaram as atividades no início desta semana. A decisão foi anunciada na última quarta-feira (17).

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.