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INSS adia mais uma vez prazo para retorno do atendimento presencial

O atendimento dos beneficiários do INSS continua sendo feito por meio da internet ou ligação telefônica

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 21/08/2020 às 18:23
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

A produção da TV Jornal entrou em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, de acordo com a assessoria de imprensa, o prazo de reabertura foi novamente adiado e as agências não retomam o atendimento presencial nesta segunda-feira (24). Com isso, a população continua sendo atendida e obtendo as informações através do aplicativo e site Meu INSS ou Central 135.

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A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e o INSS decidiram adiar até o dia 14 de setembro o retorno gradual do atendimento nas agências. Inicialmente, o retorno das atividades presenciais estava previsto para o dia 03 de agosto e deveria ir até o dia 21 deste mês. De acordo com o INSS, o objetivo é evitar a aglomeração de pessoas.

Prioridades

Quando as atividades presenciais forem reiniciadas, terão prioridade os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Além disso, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários mediante agendamento prévio pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).

Prova de vida

Como o atendimento segue sendo feito de maneira online ou por ligação telefônica, os beneficiários do INSS com 60 anos ou mais precisam estar cientes das orientações para realizarem a prova de vida, que será feita com o uso da câmera do celular. Para realizar o procedimento, é necessário baixar o aplicativo do Governo Digital ou Meu INSS. A biometria vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa que teve o número de CPF informado no cadastramento do INSS.