consulta

Saiba como consultar o Imposto de Renda 2020 e checar se caiu na ''malha fina''

Consulta ao quarto e penúltimo lote do Imposto de Renda foi liberada pela Receita Federal

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 24/08/2020 às 15:34
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

As consultas ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, que é referente ao ano de 2019, foram liberadas pela Receita Federal nesta segunda-feira (24). O pagamento será feito no dia 31 de agosto. De acordo com o calendário da Receita Federal, é o penúltimo lote regulares de restituições do ano (o último lote será pago no dia 30 de setembro).

Prioridades

Ainda de acordo com a Receita Federal, os contribuintes abaixo são considerados como prioridade legal e serão contemplados no quarto lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020.

  • idosos acima de 80 anos (6.633);
  • contribuintes entre 60 e 79 anos (36.155);
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (4.308);
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (17.787).

Como fazer a consulta?

Como checar se caiu na malha fina?

De acordo com o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, o contribuinte pode verificar se caiu na malha fina no Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC). A ferramenta informa os problemas, que deverão ser corrigidos por meio de uma declaração retificadora ou pelo envio de documentos pedidos. A partir deste ano, o e-CAC permite o envio de documentos fotografados ou escaneados, a fim de evitar deslocamentos a unidades físicas da Receita em tempos de pandemia de covid-19.