Semana do Brasil

'Black Friday brasileira' começa nesta quinta (3) com descontos e ofertas

Semana do Brasil 2020 traz promoções, descontos e ofertas, como uma espécie de 'Black Friday' brasileira

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 03/09/2020 às 8:49
Foto: Reprodução / TV Jornal
FOTO: Foto: Reprodução / TV Jornal

Desenvolvida para aquecer as vendas no período em que se comemora a Independência do país, a Semana do Brasil 2020 começa hoje (3), e vai até o dia 13 próximo. O slogan deste ano é “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”.

Iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações, a Semana Brasil é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), e é uma espécie de 'Black Friday' brasileira.

>> Comércio na praia é liberado com restrições nesta segunda (31)

>> Campanha com descontos em grandes redes varejistas acontece em 2020

>> Movimentação no comércio do Recife aumenta no primeiro dia com horário ampliado

Diversos setores

O evento foi pensado para ser a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio, que sofre restrições desde março em função da Covid-19. Participam lojas da área de alimentação, móveis, eletrodomésticos, livraria, roupas, sapatos, materiais de construção, brinquedos, supermercados e farmácia. Em 2020, a semana vai estimular a participação das pequenas e média empresas.

“Estamos trabalhando junto com as associações comerciais, os clubes de dirigentes lojistas de todo o país que estão comprometidos em patrocinar um grande evento com promoções, preços, prazos. Nosso objetivo é retomar as atividades que foram bastante danificadas pela pandemia”, disse o presidente do IDV, Marcelo Silva.

Aumento nas vendas

Na primeira edição da Semana Brasil, em 2019, as vendas online durante o período cresceram 41% em relação ao mesmo período de 2018, segundo a Ebit/Nielsen. As vendas no varejo também registraram crescimento nominal de 11,3%, de acordo com levantamento feito pela Cielo. Mais de 14 mil empresas participaram.

A expectativa do governo é que o evento de 2020 traga resultados ainda melhores para a economia.

Missão

A missão da Semana Brasil é transformar o mês de setembro, tradicionalmente de baixo apelo promocional, em mais um período de promoções, para aquecer a economia e movimentar o comércio.

“Pretendemos que o comércio retome suas atividades a partir de setembro para que a gente tenha um quadrimestre, de setembro a dezembro, melhor. Já percebo uma retomada e ela vem com a confiança dos consumidores de que, gradualmente, a gente vai conseguindo normalizar a situação. Precisamos retomar as atividades para aumentar o consumo, consequentemente a produção, o emprego, a renda, impostos”, disse Marcelo Silva.

Receba as promoções

Consumidores interessados em receber promoções diretamente por e-mail podem se cadastrar na página oficial da campanha Semana do Brasil (https://semanadobrasil.com/).

Para participar da campanha e conferir quem faz parte da Semana Brasil é só ir no site www.gov.br/semanabrasil.