feriado

Sem desfile por causa do coronavírus, Pernambuco celebra Dia da Independência de maneira diferente

O desfile de 07 de setembro foi cancelado para evitar aglomerações e propagar o novo coronavírus

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 07/09/2020 às 14:10
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, autoridades locais e das Forças Armadas estiveram presentes para a cerimônia que marcou o 198º aniversário da Independência do Brasil. Sem o tradicional desfile de 07 de setembro, por causa da pandemia do novo coronavírus e evitar aglomerações, a comemoração foi de forma rápida e simples em frente ao Palácio do Campo da Princesas, na área central do Recife.

>>7 de setembro: saiba o que abre e fecha na Região Metropolitana do Recife no feriado da Independência do Brasil

“É sempre importante termos a oportunidade de homenagear nossa independência. Pernambuco tem tradições libertárias, um povo aguerrido, que sempre busca justiça, um mundo melhor. O símbolo da independência tem valores importantes, que precisam ser preservados e, cada vez mais, estar presentes no dia a dia da nossa população. O 7 de setembro é marcado pela independência e pela busca de liberdade, justiça e do combate à desigualdade pelo nosso povo”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Também estiveram na solenidade os secretários Antônio de Pádua (Defesa Social) e Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação); o chefe da Casa Militar, Carlos José; o brigadeiro-do-ar César, comandante do Comando Aéreo Nordeste; os comandantes gerais da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, e do Corpo de Bombeiros, Rogério Coutinho; o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; e a gerente geral da Polícia Científica, Sandra Santos.

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (07), 268 casos do novo coronavírus, sendo 38 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 230 são leves. Com isso, o Estado de Pernambuco totaliza 132.420 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 25.589 graves e 106.831 leves.

Além dos novos casos, a SES-PE também foram confirmados 19 mortes, sendo que 6 ocorreram neste mês de setembro (duas registradas no domingo 06/09), 2 em 05/09 e 2 em 04/09 e outros 13 óbitos entre os dias 30/05 e 24/08. De acordo com a SES-PE, Pernambuco totaliza 7.721 mortes devido ao novo coronavírus.

Feriado

Com a liberação para banho de mar e comércio na faixa de areia, muita gente decidiu aproveitar o feriado de 07 de setembro, dia da Independência do Brasil, na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Aparentemente, a movimentação estava menor do que as imagens mostraram no domingo (05). Mesmo assim, era comum ver pessoas sem máscaras, além de um distanciamento parcial. Em Olinda, a situação se repetia. Em um contexto de pandemia do novo coronavírus, fiscais das prefeituras estavam nos locais para orientar sobre os protocolos de segurança e evitar aglomerações. Clique e veja como está a praia no feriado de 07 de setembro.