auxílio

Confira se você recebe o auxílio emergencial nesta quarta-feira (09)

O valor faz parte do 2º ciclo de pagamento, de acordo com o calendário da Caixa Econômica Federal

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 08/09/2020 às 17:17
Leonardo Sá - Agência Senado
FOTO: Leonardo Sá - Agência Senado

A Caixa Econômica Federal já iniciou os pagamentos do 2º ciclo do auxílio emergencial, com beneficiários que podem receber desde a segunda parcela até a quinta parcela do auxílio emergencial. As pessoas que nasceram em abril recebem nesta quarta-feira (09). Inicialmente, os valores serão depositados na poupança social digital, podendo ser usados para o pagamento de contas e realização de compras por meio do cartão de débito virtual. Em seguida, são liberados os saques. O calendário completo no decorrer da matéria.

>>Renovação automática? Quem mantém ou perde o direito? Pode recorrer? Advogado explica novas regras do auxílio emergencial

>>''Todos os beneficiários do auxílio emergencial aprovados receberão as cinco parcelas'', afirma superintendente da Caixa

Cadastro nas agências dos Correios

Os trabalhadores que se cadastraram entre os dias 08/06 e 02/07, contestaram o do pedido entre 03/07 e 16/08, foram reavaliados em agosto e que tenha sido considerado elegível, de acordo com o calendário do auxílio emergencial, divulgado pelo Ministério da Cidadania.

O novo calendário também abrange as pessoas que receberam a primeira parcela em meses anteriores, mas tenham tido o pagamento reavaliado em agosto de 2020.

Esses beneficiários seguem o calendário geral do auxílio emergencial, a partir do 2º ciclo, de acordo com os meses de nascimento. Clique aqui e confira todo os calendários do auxílio emergencial.

Em relação aos casos dos trabalhadores que tenham recebido a primeira parcela em meses anteriores e tiveram o pagamento suspenso em agosto, o ministério efetuará o pagamento de todas as parcelas restantes no período de 28 de agosto a 30 de setembro. Os saques serão liberados no período de 19 de setembro a 27 de outubro.

Ciclos de pagamento do auxílio emergencial

O "novo" calendário marca a entrada de outros beneficiários do auxílio emergencial nos ciclos de pagamento já existentes. Os novos beneficiários entraram a partir do 2º ciclo de pagamentos, com crédito em conta para os beneficiários nascidos em dezembro.

Calendário completo para inscritos no aplicativo e site do auxílio emergencial

  • Nascidos em janeiro: depósito em 28/08 e saque em 19/09
  • Nascidos em fevereiro: depósito em 02/09 e saque em 22/09
  • Nascidos em março: depósito em 04/09 e saque em 29/09
  • Nascidos em abril: depósito em 09/09 e saque em 01/10
  • Nascidos em maio: depósito em 11/09 e saque em 03/10
  • Nascidos em junho: depósito em 16/09 e saque em 06/10
  • Nascidos em julho: depósito em 18/09 e saque em 08/10
  • Nascidos em agosto: depósito em 23/09 e saque em 13/10
  • Nascidos em setembro: depósito em 25/09 e saque em 15/10
  • Nascidos em outubro: depósito em 28/09 e saque em 20/10
  • Nascidos em novembro: depósito também em 28/09 e saque em 22/10
  • Nascidos em dezembro : depósito em 30/09 e saque em 27/10

Recebem, de 28 de agosto a 30 de setembro, e sacam, 19 de setembro e 27 de outubro, conforme o mês de nascimento:

  • Quem se cadastrou e recebeu a primeira parcela até 30 de abril (1º lote) - 5º parcela
  • Quem se cadastrou e recebeu a primeira parcela entre os dias 16 e 29 de maio ( 2º lote) - 4º parcela
  • Quem foi aprovado e só recebeu a primeira parcela em junho (4º lote) - 3º parcela
  • Quem ainda não recebeu a primeira parcela (cadastrado no programa entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020 (5º lote) - 2º parcela

>>Auxílio emergencial é prorrogado por mais quatro meses

2° ciclo de pagamento do auxílio emergencial

Primeira parcela do auxílio emergencial

Quem ainda não recebeu a primeira parcela do auxílio emergencial, também receberá o crédito conforme esse cronograma. Esse é o caso dos beneficiários que tenham se cadastrado no programa entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020. Também recebem a 1º parcela aqueles que contestaram e foram considerados elegíveis entre 24/04 e 19/07.

Os que tiveram cadastro reavaliado em julho, sendo considerados novamente elegíveis, recebem as parcelas que faltam para entrarem no calendário normal. A partir do segundo ciclo, essas pessoas se igualam aos beneficiários que já estavam recebendo.

Segunda parcela do auxílio emergencial

Esse cronograma também será válido para os beneficiários que receberam a primeira parcela em junho de 2020 ou até 4 de julho de 2020. Nesse caso, será feito o crédito da segunda parcela.

Terceira parcela do auxílio emergencial

Os beneficiários que tenham recebido a primeira parcela em maio de 2020 receberão o crédito da terceira parcela em poupança social digital, seguindo o mesmo cronograma acima.

Quarta parcela do auxílio emergencial

O público beneficiário do auxílio emergencial que tenha recebido a primeira parcela em abril de 2020, receberá o crédito da quarta parcela em poupança social digital aberta em seu nome, de 22 de julho a 26 de agosto, conforme o mês de nascimento.

Assim, nascidos em janeiro recebem no dia 22; em fevereiro, em 24 de julho; em março, 29 de julho; em abril, 31 de julho; em maio, 5 de agosto; em junho, 7 de agosto; em julho, 12 de agosto; em agosto, 14 de agosto; em setembro, 17 de agosto; em outubro, 19 de agosto; em novembro, 21 de agosto; e em dezembro, 26 de agosto. O saque em dinheiro será entre os dias 25 de julho e 17 de setembro.

Beneficiários reavaliados

Os beneficiários que contestaram entre 24/04 e 19/07 e que tiveram cadastros reavaliados em julho foram incluídos no calendário de ciclos de pagamento do auxílio emergencial, divulgados pela Caixa Econômica Federal para todos os beneficiários, com as datas de pagamento até a 5º parcela do auxílio emergencial. [veja abaixo].

As parcelas serão recebidas e sacadas de acordo com os meses de nascimento desses beneficiários e com a sequência de parcelas que eles já estão recebendo.

A princípio, foi divulgado um calendário separado para esse público do auxílio emergencial, para que eles pudessem se igualar ao calendário geral.

Dúvidas sobre o auxílio emergencial

A prestação de informações o auxílio emergencial está disponível apenas por meio do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, do site do auxílio emergencial auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111. Confira os canais da Caixa Econômica Federal para mais informações sobre o benefício e o Caixa Tem:

  • auxilio.caixa.gov.br
  • Central de Atendimento CAIXA – 111
  • Central de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121
  • twitter.com/caixa
  • facebook.com/caixa
  • instagram.com/caixa
  • youtube.com/user/canalcaixa