Saúde

Outubro Rosa: Hospital da Mulher terá 120 exames sem necessidade de marcação prévia; saiba os dias

As pacientes com suspeita de tumor maligno terão encaminhamento direto para o Hospital de Câncer de Pernambuco

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 30/09/2020 às 19:12
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

O Hospital da Mulher do Recife (HMR), que fica no bairro do Curado, na Zona Leste do Recife, terá mamografia por livre demanda, ou seja, sem necessidade de marcação prévia, nos dias 01, 02, 05 a 09 a 19 a 23 de outubro. Ao todo, serão 120 exames para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e as pacientes com suspeita de tumor maligno terão encaminhamento direto para o Hospital de Câncer de Pernambuco.

Critérios

Para ter acesso à mamografia, a mulher precisa obedecer aos seguintes critérios:

  • Ter o cartão SUS do Recife e idade entre 50 e 69 anos;
  • faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde para exame de rastreio do câncer de mama.

O acesso e a permanência no HMR atenderão todos os protocolos de segurança da Covid 19. O Hospital disponibilizará 20 mamografias a cada dia da campanha, sendo 10, pela manhã, e 10, à tarde. As mulheres que não conseguirem marcação para o primeiro dia, terão exames marcados para os dias subsequentes da campanha, até atingir o número de 240 exames ao todo.

Vale lembrar que o Hospital permanecerá realizando suas mamografias regulares, para pacientes já agendados, que são 20 exames diários. Serão encaminhadas para tratamento no Hospital de Câncer de Pernambuco, mulheres com birads 4 ou mais, que significa sinal de lesão característica de malignidade. Nestes casos, ao buscar o resultado do exame no HMR, a paciente receberá o agendamento com data e horário para atendimento no HCP.

“Aquelas mulheres cuja mamografia apontar birads 4, ou acima disso, serão encaminhadas diretamente para tratamento no HCP”, informa a diretora geral do Hospital da Mulher, Isabela Coutinho.