Auxílio emergencial

Ministro da Economia nega nova extensão do auxílio emergencial

Além do auxílio emergencial, o ministro falou sobre a possibilidade de estender o estado de calamidade pública indefinidamente

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 19/10/2020 às 10:09 | Atualizado em 11/05/2023 às 8:30
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Reduzido recentemente para R$ 300 (R$ 600 para mães solteiras), o auxílio emergencial não será estendido em 2021, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ele reiterou que o teto de gastos será mantido após o fim do estado de calamidade, aprovado neste ano por causa da pandemia de covid-19.

“Não há qualquer plano para estender o auxílio, nenhum. Isso não é verdade. Essa não é nossa intenção, não é o que o presidente disse. Não é o que o ministro da Economia quer. De jeito nenhum”, afirmou Guedes em evento virtual promovido por uma corretora de investimentos.

Em relação à implementação de um imposto sobre transações, semelhante à antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), Guedes negou ter desistido da ideia.

Segundo ele, a criação do tributo, que cobriria uma desoneração parcial da folha de pagamentos, é essencial para a criação de empregos formais.