retomada

Confira os protocolos contra a covid-19 para shows e outros eventos acima de 300 pessoas

Plano de Convivência com as Atividades Econômicas com a Covid-19 Eventos para mais de 300 pessoas

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 26/10/2020 às 15:50
Tiago Calazans/Divulgação
FOTO: Tiago Calazans/Divulgação

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta segunda-feira (26), as medidas que devem ser adotadas pelos interessados em realizar eventos corporativos, culturais e sociais com público acima de 300 pessoas. De acordo com o governo estadual, o documento entregue precisa conter as diretrizes que serão tomadas para cumprir o Protocolo Padrão de Convivência com a Covid-19. Em seguida, cada pedido será analisado individualmente, podendo ter aprovação concedida ou não.

>>Confira todas as atividades que retornaram em Pernambuco e a previsão para outras liberações

Como fazer o pedido?

Ainda de acordo com o Governo de Pernambuco, o interessado no pedido deve anexar o documento, contendo as informações solicitadas, em seu pedido de Atestado de Regularidade do Corpo de Bombeiros. O documento deve ser nomeado como “Solicitação Especial para Eventos” e deve estar em formato PDF. Além disso, também é necessário enviar uma cópia do documento por e-mail para [email protected] com o título “Solicitação Especial para Eventos” e apresentar na proposta os pontos listados abaixo.

  • 1. Qual tipo de evento promoverá (social, cultural, corporativo)
  • 2. Programação do evento (apresentação musical, festa social, esportivo, religioso, etc.)
  • 3. O tamanho do público participante
  • 4. A capacidade máxima do local onde se realizará
  • 5. Característica do espaço (tipo de ventilação, local coberto ou descoberto)
  • 6. Formato do evento (público sentado, em pé ou misto; estrutura específica para público, como camarotes ou áreas isoladas; como garantirá o distanciamento entre os participantes)
  • 7. Controle de acesso ao público (como se dará o controle na entrada e saída, quantidade de entradas e saídas, como garantirá o distanciamento entre os participantes)
  • 8. Acesso aos banheiros (quantidade de banheiros, como será o acesso ao público, controle de filas, como garantirá o distanciamento entre os usuários)
  • 9. Tempo de duração do evento
  • 10. Horário e data do evento

Eventos com até 1,5 mil pessoas ganham data

Em coletiva online, no Palácio do Campo das Princesas, o secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Bruno Schamwbach, revelou que a partir do dia 03 de novembro vai começar a liberar a realização de eventos com até 1,5 mil pessoas.

"O sucesso do avanço das etapas está muito vinculado ao comportamento dos estabelecimentos e das pessoas. Obedecer os protocolos geral e específico é o que tem permitido a gente fazer avanços sem que os números voltem a crescer aqui no Estado. Estamos dando mais um avanços, para que possamos ir entrando de forma gradual sempre com cuidados na saúde", justificou o secretário.

Plano de Convivência

Atualmente, todo o Estado de Pernambuco está na Etapa 10 do Plano de Convivência, que liberou os eventos para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento. Ficam liberados os parques de diversão, temáticos e similares, com novos protocolos. Os eventos sociais, culturais e corporativos podem aumentar a capacidade para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento, desde o dia 12 de outubro.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.