mudança

IBGE atualiza lista de municípios e deixa Goiana fora da Região Metropolitana do Recife

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez uma revisão e colocou Goiana na Zona da Mata Norte

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 17/11/2020 às 16:02
Reprodução/Google Street View
FOTO: Reprodução/Google Street View

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou os municípios da Região Metropolitana do Recife e a cidade de Goiana foi remanejada para a Zona da Mata Norte. De acordo com a revisão atual, a Região Metropolitana do Recife voltou a ter 14 municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata e Recife.

Regiões metropolitanas pelo Brasil

O Brasil tem atualmente 74 regiões metropolitanas (RM). O estado com maior número é a Paraíba (12). Na sequência está Santa Catarina (11), depois Alagoas (9) e o Paraná (8). O país tem também cinco Aglomerações Urbanas: três no estado de São Paulo e duas no Rio Grande do Sul.

Os dados fazem parte da lista atualizada dos municípios que compõem as regiões metropolitanas (RMs), as regiões integradas de desenvolvimento e aglomerações urbanas (RIDEs) definidas pelos governos estaduais e pela União, divulgada hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o trabalho, foram consideradas as informações de 30 de junho deste ano. Desde 2013, o instituto atualiza semestralmente a composição das diferentes regiões instituídas no país.