Segundo turno

Confira como foi o DEBATE da TV Jornal com CANDIDATOS À PREFEITURA DO RECIFE no 2º turno

João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), candidatos à Prefeitura do Recife, no 2º turno, se encontraram em debate ao vivo, na TV Jornal, nesta terça (24)

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 24/11/2020 às 13:00 | Atualizado em 14/03/2023 às 8:38
Yacy Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Yacy Ribeiro/ JC Imagem

Nesta terça-feira (24), aconteceu o debate da TV Jornal com os candidatos ao 2º turno das eleições para a Prefeitura do Recife: João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).

O debate teve início às 11h20 e foi mediado pelo jornalista e apresentador do TV Jornal Meio Dia, Leandro Oliveira.

O encontro foi uma realização do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) e foi exibido, ao vivo, na TV Jornal, no nosso site e redes sociais, e no NE10 e Jornal do Commercio.

Importância do debate

O debate foi realizado com o objetivo de ajudar o eleitos a decidir o voto, para o próximo domingo (29), já que votar é um dever, um direito e um exercício essencial da democracia.

Regras do debate na TV Jornal

No início da transmissão, Leandro Oliveira reforçou o pedido para que os candidatos usassem a oportunidade para expor ideias e debater as propostas, evitando ofensas e palavras de baixo calão.

Caso isso acontecesse, a regra, acertada com os assessores jurídicos dos candidatos, foi que o microfone seria silenciado pela produção.

Também foi oferecido direito de resposta, em caso de ofensas, que deveria ser solicitado pela assessoria jurídica do candidato à produção do debate.

Não foi permitido usar o microfone para pedir direito de resposta.

Veja o debate completo

Posicionamento dos candidatos à prefeitura do Recife

A posição dos candidatos no estúdio foi definida previamente por sorteio. João Campos (PSB), ficou à direita de Leandro Oliveira, e Marília Arraes (PT), à esquerda.

Prevenção

Por causa da pandemia do novo coronavirus e para a garantia da segurança dos candidatos e de todos que trabalharam no debate, as regras para a entrada na emissora foram rígidas, assim como as medidas de prevenção à covid-19, durante todo o debate.

Ao entrar na emissora, candidatos e assessores tiveram a temperatura aferida.

O uso de máscaras foi obrigatório, durante o tempo de permanência dos candidatos na empresa, só podendo ser retiradas pelos candidatos, dentro do estúdio, durante o debate.

A distância entre cada participante foi de 1,5m.

Nenhum assessor teve acesso ao estúdio e os candidatos não puderam circular pelo local, durante o programa, devendo permanecer no púlpito reservado a eles, onde havia álcool a 70% para a higienização das mãos, sempre que necessário.

Nossos funcionários também cumpriram as regras de prevenção, que incluem uso de máscaras e protetores faciais.

1º Bloco

Na primeira parte do debate, cada candidato teve dois minutos para responder à seguinte pergunta: Por que eu quero ser prefeito ou prefeita do Recife?

A ordem da participação foi definida previamente, por sorteio, na presença dos assessores dos candidatos. De acordo com o sorteio, quem começou foi o candidato João Campos (PSB). Depois, Marília Arraes (PT).

2º Bloco

Nessa rodada, o tema foi livre. Leandro Oliveira sorteou quem dava início à rodada de perguntas.

Cada candidato devia fazer um questionamento sobre qualquer tema ao oponente, com resposta de até um minuto e meio.

A réplica e a tréplica podiam ter um minuto, cada. Após a tréplica, chegava a vez do outro candidato fazer a pergunta. Cada participante pôde fazer até duas perguntas, intercaladas entre eles.

3º Bloco

Nesse bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si de temas sorteados na hora. Leandro Oliveira fez um sorteio, ao vivo, do primeiro candidato a perguntar. Em seguida, ele sorteou tema da pergunta.

Assim como na rodada anterior, cada pergunta teve duração máxima de trinta segundos. A resposta devia ser de até um minuto e meio.

A réplica e a tréplica deviam ser de até um minuto, cada. Os candidatos puderam fazer até duas perguntas.

4º Bloco

As jornalistas do Jornal Commercio, Ciara Carvalho e Mona Lisa Dourado, participaram dessa rodada. Elas fizeram uma pergunta, cada. Leandro Oliveira sorteou quem responderia a primeira pergunta.

O tempo da pergunta também foi de trinta segundos. O candidato sorteado teve um minuto e meio para a resposta.

O oponente pôde comentar a resposta, em até um minuto e o candidato sorteado teve também um minuto para a réplica.

5º Bloco

Cada candidato teve dois minutos, no último bloco, para as considerações finais. A ordem de participação foi definida, previamente, por sorteio, na presença dos representantes dos candidatos.

De acordo com o sorteio, quem começou foi a candidata Marília Arraes (PT).