eleições 2020

Debate com João Campos e Marília Arraes na TV Jornal é sucesso em audiência digital

O debate teve cobertura completa de todos os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 24/11/2020 às 16:44 | Atualizado em 16/03/2023 às 7:34
Yacy Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Yacy Ribeiro/ JC Imagem

Com cobertura completa de todos os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, o debate realizado pela TV Jornal, nesta terça-feira (24), serviu para a população conhecer melhor os projetos dos candidatos à Prefeitura do Recife, João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).

Além da televisão aberta, os eleitores puderam acompanhar o confronto de ideias através das plataformas digitais.

A confiança do público no conteúdo produzido pela TV Jornal, Rádio Jornal, Jornal do Commercio e NE10 aponta uma relação recíproca e que resulta em bons índices de audiência.

O segundo turno das eleições está marcado para o dia 29 de novembro.

"Além de estarmos presentes em vários canais do Youtube e também em várias fanpages do Facebook, e no Twitter, fomos reproduzidos na homepage do UOL do SBT", comentou a diretora de Estratégias Digitais do SJCC, Maria Luiza Borges.

"Com isso, superamos os 13 mil espectadores simultâneos, com milhares de interações. E os números continuam crescendo. Esse grande serviço que a TV Jornal prestou aos recifenses está disponível para ser visto a qualquer momento", disse.

A diretora de jornalismo da Rádio e TV Jornal, Mônica Carvalho, avaliou que o debate cumpriu o dever com a democracia.

"É o principal meio pelo qual as pessoas se informam. É pela TV aberta que a população tem informação de qualidade e de graça", explicou a diretora.

"Portanto, cumprimos nosso papel enquanto concessão pública, cujo dever é estar a serviço da sociedade, oferecendo informação de qualidade e a oportunidade de conhecer quais as propostas daqueles que pretendem governar a cidade pelos próximos quatro anos", afirmou.

Além disso, a diretora de jornalismo acredita que os números de audiência refletem a vontade do eleitor em conhecer as propostas dos candidatos.

"Tanto no debate do primeiro turno, quando fomos a única TV a realizar debate, quanto agora, tivemos recordes de audiência, isso não só na TV aberta quanto no digital", contou Mônica Carvalho.

"Isso mostra que há um interesse sim, do eleitor, em conhecer o as propostas desses candidatos e o que eles têm a oferecer à cidade", disse.

O debate entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) na TV Jornal teve repercussão em todo Brasil, através da divulgação na página inicial do portal UOL, parceiro do SJCC, e também das redes sociais do SBT.

“Fizemos desde o primeiro turno, fomos a única emissora a realizar um debate em rede aberta de TV", afirmou o diretor de Redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira.

"Além de realizarmos sabatinas com todos os candidatos da Região Metropolitana. É um ciclo que se fecha, cumprimos nosso compromisso com o eleitor. Seguimos a cobertura até domingo", comentou.

"Acredito que demos uma contribuição importante para que os recifenses tomem sua decisão”, finalizou.

O que leva eleição para 2º turno?

A corrida eleitoral, entretanto, ainda pode ser estendida nas cidades com mais de 200 mil habitantes, pois nelas há a possibilidade de 2º turno para o cargo de prefeito.

Nestes municípios maiores, a Constituição Federal consagra o princípio de que, para assumir o comando do Executivo local, o candidato precisa obter maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos.

Votos brancos e nulos não entram na conta. Essa é uma maneira de conferir maior legitimidade popular ao eleito.

>> Confira os resultados das eleições em várias cidades de Pernambuco

Se nenhum candidato alcançar essa maioria absoluta no primeiro turno nas cidades com mais 200 mil habitantes, é adotado o mesmo procedimento das eleições para presidente e governador.

Isto é, a realização, em até 20 dias, de um segundo turno, no qual se enfrentam somente os dois candidatos mais votados no primeiro turno

Eleições pela internet?

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o TSE estuda criar uma votação online para as próximas eleições.

Segundo o presidente do TSE, os estudos de um novo modelo de votação serão comandados pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

"A proposta para as eleições do futuro é para que empresas de tecnologia apresentem modelos de votação digital que possam, no futuro, substituir as urnas, que funcionam muito bem e são confiáveis, porém elas têm um custo elevado, uma necessidade de reposição constante", disse Barroso.

"A cada dois anos nós precisamos repor cerca de 20% das urnas. Com o aumento do dólar, isso significa, eu diria, aproximadamente R$ 1 bilhão de reais", disse.

"E, portanto, para minimizar esse custo, nós estamos tentando um modelo alternativo, de preferência de voto pelo dispositivo pessoal", explicou Barroso.

Aglomerações durante apuração e pós-resultado

A Procuradoria Geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE) orientou todos os promotores eleitorais estaduais a necessidade de interposição de pedido de providências contra todos os candidatos para que se abstenham de participar ou incentivar comemorações que gerem aglomerações.

A PGJ-PE orienta promotores eleitorais de todo o estado para que não incentivem nem promovam comemorações e aglomerações.

Desafio pós-pandemia

o empresário João Carlos Paes Mendonça foi entrevistado na Rádio Jornal e falou suas visões para a capital pernambucana, diante das dificuldades causadas pela pandemia do covid-19, além dos desafios para a próxima gestão municipal, após as eleições 2020.

“O Bolsa Família, o auxílio emergencial, são importantes, mas devem ser de passagem. O importante é gerar emprego, é investir em educação. Sem educação, não há desenvolvimento”, afirmou o empresário.