BRENNAND

Obras do Parque das Esculturas Francisco Brennand são furtadas

Parque é um dos principais pontos turísticos do Recife

Alex Oliveira / TV Jornal
FOTO: Alex Oliveira / TV Jornal

Algumas obras do Parque das Esculturas Francisco Brennand foram furtadas. De acordo com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) do Recife, a Secretaria de Defesa Social (SDS) foi acionada para apurar os fatos. O Parque é um dos principais pontos turísticos da capital pernambucana.

>>>Sem funcionar desde março, Instituto Ricardo Brennand reabre nesta sexta-feira; veja os protocolos

>>>Após morte de Ricardo Brennand por coronavírus, empresários e políticos lamentam perda

Imagens recebidas pelo Jornal do Commercio, mostram que uma serpente de bronze, obra de Brennand, teve suas partes retiradas. Além disso, um pelicano também foi levado. Segundo nota enviada pela Seturel nesta sexta-feira (4), o local tem sido constantemente alvo de vandalismo e uma equipe irá ao local para analisar os reparos imediatos necessários.

Nota na íntegra:

"A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) informa que já fez o levantamento das obras que foram furtadas do Parque das Esculturas e já acionou a Secretaria de Defesa Social para que os fatos sejam apurados e a segurança do Parque reforçada.

A Seturel e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) esclarecem que o Parque das Esculturas foi completamente requalificado em 2013 e, ao longo desse tempo, foram realizadas diversas manutenções tanto na estrutura do equipamento quanto nas obras. Foi feita a melhoria do molhe além de reparos em todas as obras de cerâmica do parque. A iluminação do parque foi alvo de investimento recente da Prefeitura do Recife, sendo concluída a instalação de luminárias LED no último dia 9 de novembro e de ações para evitar o furto das fiações. A limpeza do local é feita diariamente.

No entanto, este importante atrativo é constantemente alvo de vandalismo. Somente para recuperar monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram ações de pichação e vandalismo a Prefeitura chega a gastar aproximadamente R$ 2 milhões por ano. Com relação às novas denúncias, uma equipe irá ao local para analisar os reparos imediatos necessários.

A Guarda Civil Municipal do Recife monitora o Parque das Esculturas via câmera instalada no Marco Zero e da Ronda do Turismo, que pode ser acionada em caso de necessidade, bem como trabalha em parceria com a Polícia Militar."

Nota SDS:

A Polícia Militar de Pernambuco apoia as ações da Guarda Municipal do Recife na segurança do Parque das Esculturas. Em todos os turnos, o local é patrulhado por viaturas e motos tanto do 19º Batalhão como de Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI). Abordagens são feitas com frequência, especialmente à noite. Nas últimas semanas, pessoas suspeitas de furtos e vandalismo do patrimônio foram detidas. Outras pessoas foram abordadas pela PMPE logo após o ocorrido, mas a escultura ainda não foi localizada. A Delegacia de Boa Viagem já iniciou as investigações, para, no menor tempo possível, identificar possíveis responsáveis.

As polícias e a prefeitura estão aprimorando ações de segurança, mas é importante ressaltar que esse é o patrimônio cultural, artístico e turístico do recifense e do pernambucano. Nossos cidadãos podem colaborar com preservação desse espaço, seja usando de forma adequada ou denunciando práticas ilícitas no local, ou repassando informações de suspeitos, através da Ouvidoria da SDS (ligar gratuitamente no 181 ou WhatsApp 81-994883455). Em caso de emergência policial, ligar para o 190. É garantido o anonimato do denunciante.

Nota do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand:

É com profunda indignação, mais uma vez, que o Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand
tomou conhecimento de novo ato de vandalismo ao Parque das Esculturas Francisco Brennand,
dessa vez o inconcebível furto de conjunto único de esculturas doadas pelo artista Francisco
Brennand.
Projetado pelo artista a pedido da Prefeitura do Recife no marco dos 500 anos da chegada dos
portugueses ao Brasil, o Parque das Esculturas Francisco Brennand foi inaugurado em 2000 -
com mais de 90 obras - tornando-se um dos mais visitados pontos turísticos da cidade.
Desde sua inauguração, o espaço sofre recorrentemente com ações de vandalismo e
depredações pela falta de zelo e manutenção do poder público, transformando o que seria um
cartão postal da cidade em um lugar de abandono e insegurança.
O descaso com um patrimônio dessa dimensão, símbolo de uma cidade e situado no seu marco
zero, é uma ofensa à população de Recife e um sintoma da incapacidade do poder público de
zelar pelo bem comum.
É imprescindível que as autoridades públicas competentes tomem as devidas providências para
recuperar o conjunto de esculturas, que as obras sejam refeitas e reinstaladas, e as melhorias
na conservação e na segurança do espaço sejam implementadas de forma permanente.
Esperamos que tais medidas sejam tomadas em caráter de urgência, a população de Recife não
merece tamanho desrespeito com um dos seus principais patrimônios artísticos e culturais.

Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand
RECIFE, 04/12/2020

Problemas

O Parque das Esculturas, que abriga mais de 90 obras do artista plástico Francisco Brennand, incluindo a Coluna de Cristal, de 32 metros de altura, símbolo da capital pernambucana, foi visitado pela reportagem do Jornal do Commercio em setembro e na ocasião, foi visto que ele acumula diversos problemas causados pela falta de manutenção. Entre eles, o piso cheio de buracos e fios expostos, que dificultam a locomoção no espaço, o mau cheiro, as estruturas enferrujadas e vandalizadas, além de obras degradadas.

Para quem chega ao local por meios de transportes terrestres, desde a entrada do Parque foi possível observar diversas estruturas sem funcionar. Uma delas, feita para que os turistas e visitantes apreciem a vista, já tem a utilização dificultada pelas escadarias quebradas e com metais enferrujados aparentes. Já dentro do equipamento, o piso é tomado por verdadeiras crateras. Em frente à Coluna de Cristal, o que um dia foi uma grade de proteção, virou apenas um objeto sem uso, já que a estrutura foi danificada e não foi substituída. Na edificação abaixo da escultura de 32 metros, paredes cheias de lodo, pedaços enferrujados e um grande mau cheiro. Sem contar as cerâmicas das bases das obras, que estão quebradas.

As cenas demonstram o abandono do Parque das Esculturas, que, no mês de abril deste ano, foi alvo de pichações.