ELEIÇÕES EUA

No Twitter, Bolsonaro reconhece vitória de Joe Biden, presidente dos EUA

Presidente Jair Bolsonaro saudou o futuro presidente à Casa Branca dos Estados Unidos, Joe Biden, via Twitter

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 15/12/2020 às 17:25 | Atualizado em 08/05/2023 às 9:58
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro reconheceu a vitória de Joe Biden e mandou um recado para o postulante à Casa Branca, nos Estados Unidos.

Confira abaixo a mensagem que Presidente da República enviou à Joe Biden.

>> Entenda por que Bolsonaro demorou mais de 1 mês para reconhecer a vitória de Joe Biden

"Saudações ao Presidente @JoeBiden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo “a terra dos livres e o lar dos corajosos", escreveu Bolsonaro.

Vitória do democrata Joe Biden nos Estados Unidos

O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos confirmou, nesta segunda-feira (14), a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial deste ano.

Na Califórnia, estado mais populoso dos EUA, foram entregues 55 delegados a Biden, colocando oficialmente o ex-vice-presidente acima dos 270 votos necessários para garantir a Casa Branca.

Com base nos resultados da votação de novembro, Biden obteve 306 votos do Colégio Eleitoral contra 232 do republicano Donald Trump.

Biden e sua companheira de chapa, Kamala Harris, primeira mulher a se tornar vice-presidente, tomam posse no dia 20 de janeiro.

Com a votação sem surpresas no Colégio Eleitoral as esperanças do atual presidente de se manter no poder irão se concentrar em uma reunião especial do Congresso no dia 6 de janeiro.

Mas as chances a favor dele são praticamente nulas.

>>Trump reconhece que seu mandato terminou e pede 'transição em ordem'

Biden será a pessoa mais velha a se tornar presidente dos Estados Unidos, aos 78 anos.

Mais cedo, os membros do Colégio Eleitoral da Geórgia, Pensilvânia e Wisconsin votaram em Biden, assim como eleitores do colegiado no Arizona.

Veja a mensagem que Bolsonaro enviou a Joe Biden, novo presidente dos Estados Unidos

 

O post foi publicado no twitter do presidente, na tarde desta terça-feira (15).

"Estarei pronto a trabalhar com o novo governo e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo", disse Jair Bolsonaro.

Ele completa: "assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos".

Entenda como o Sistema Eleitoral dos Estados Unidos funciona

Sob um sistema que opera desde 1780, um candidato se torna presidente dos Estados Unidos não por conquistar a maioria do voto popular, mas pelo sistema do Colégio Eleitoral.

Esse modelo distribui os votos eleitorais para os 50 Estados e para o Distrito de Columbia baseando-se em grande parte na população de cada unidade federativa.

Os eleitores são tipicamente membros de partidos que representam o candidato vencedor em cada estado, com a exceção do Maine e de Nebraska.

Esses dois estado distribuem os votos do Colégio Eleitoral ao candidato presidencial que venceu em cada um dos distritos do Estado.

Embora por vezes alguns membros "dissidentes" votem em um candidato diferente do vencedor do voto popular em seus estados, a vasta maioria deles apenas confirma os resultados.

O que também ocorreu nesta segunda-feira (14).