PANDEMIA

COVID-19: "A orientação é que as comemorações de fim de ano não reúnam mais que 10 pessoas", diz André Longo

As medidas visam evitar a contaminação por Covid-19 durante as festas de fim de ano

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 22/12/2020 às 18:40 | Atualizado em 23/03/2023 às 10:45
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Nesta terça-feira (22), o Governo de Pernambuco reforçou a necessidade de manter os protocolos de segurança na reta final do ano, principalmente durante as festas de Natal e Ano Novo.

Participaram da coletiva de imprensa o secretário de saúde do Estado, André Longo, o secretário de Defesa Social, André de Pádua e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

>> "Vai depender do comportamento social", diz secretário sobre possibilidade de novo lockdown em PE

Orientações sobre as comemorações natalinas durante a pandemia

Sobre o Natal, André Longo orientou que as comemorações não reúnam mais que 10 pessoas e fiquem restritas ao núcleo familiar.

"No natal deste ano, não poderemos ter grandes encontros e abraços fraternos. Teremos que nos reunir apenas com os que estão conosco agora. O maior bem que podemos oferecer às pessoas que amamos é a vida", ele completou.

Recorde de casos de Covid-19 em Pernambuco

"Esta é a quinta semana seguida de alta. Estamos passando por mais um momento difícil nesta pandemia. Há três semanas estamos realizando fiscalizações em bares e restaurantes", disse o secretário de saúde André Longo.

"Tivemos situações de interditar estabelecimentos mais de uma vez", afirmou Longo, comentando que o Governo deve continuar fiscalizando esses lugares, pois é fundamental para conter a transmissão do vírus.

"Vamos tomar medidas cada vez mais fortes no sentido de não permitir esses abusos. Pedimos que frequentem os bares, mas cumpram os protocolos", afirmou Pedro Eurico.

Pode acontecer lockdown em 2021?

Questionado se haveria a possibilidade do ano de 2021 começar com um novo lockdown, André Longo disse que o fato dependeria muito do comportamento social adotado nos próximos meses.

Ele ressalta: "É preciso se resguardar, ser agente de proteção e respeitar as ordens sanitárias. É preciso que todos se conscientizem desse momento para evitar um cenário de maior gravidade no primeiro trimestre de 2021. Isso poderá acontecer. Esta é uma previsão de que isto pode acontecer."

Dados da Covid-19 em Pernambuco

Nesta terça-feira (22), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 1.946 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 50 (2,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.896 (97,5%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 210.081 casos confirmados da doença, sendo 29.019 graves e 181.062 leves.

>> Pandemia: Procon-PE interdita local onde acontecia festa de cervejaria

Também foram confirmados 16 óbitos, ocorridos entre os dias 28/11 e 21/12. Com isso, o Estado totaliza 9.459 mortes pela Covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus.

Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.