Benefícios

Antecipação do 13º salário para aposentados e abono salarial: veja quando devem começar pagamentos

Com fim do auxílio emergencial, medidas vêm sendo adotadas para enfrentar a crise, como a antecipação do 13º salário para aposentados e do abono salarial

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 25/01/2021 às 11:04 | Atualizado em 09/02/2023 às 10:35
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

O Dia Nacional do Aposentado foi celebrado nesse domingo, 24 de janeiro. Em 2021, o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS pode ser novamente antecipado pelo governo.

A medida também foi adotada em 2020, com o 13º salário sendo pago integralmente ainda no 1º semestre do ano.

Antecipação do 13º salário do INSS

Em 2020, após ser autorizado em Medida Provisória (MP), o pagamento da primeira parcela do 13º salário foi realizado na folha de abril e a segunda, na folha de maio.

A primeira parcela do 13º salário é igual a metade do benefício, sem o desconto do Imposto de Renda. Em 2020, R$ 47,2 bilhões foram antecipados pela medida.

A adoção da medida é bem vista pelo governo após o fim do auxílio emergencial (que ajudou 66,4 milhões de brasileiros), já que injeta recursos na economia sem gerar custos extras.

Previsão

Mais uma vez, o governo federal decidiu pela antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS e do abono salarial. Os pagamentos devem ter início entre fevereiro e março.

Apesar de não ter datas fechadas, a equipe econômica avalia pagar a primeira parcela, além do auxílio doença e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), já em fevereiro.

Já a segunda parte deve ser paga em março. O mesmo valeria para o calendário de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep.

Reajuste

O Ministério da Economia publicou uma portaria no último dia 13 de janeiro oficializando o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).