Fim do auxílio emergencial

Auxílio emergencial chega à última semana de pagamentos e saques

O auxílio emergencial termina o calendário, nesta semana, com os últimos pagamentos e saques efetuados pela Caixa Econômica Federal

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 25/01/2021 às 9:31 | Atualizado em 13/02/2023 às 10:27
Leonardo Sá - Agência Senado
FOTO: Leonardo Sá - Agência Senado

O auxílio emergencial do governo federal chegou à última semana de pagamentos e saques, em janeiro de 2021.

Embora o programa de assistência já tenha encerrado oficialmente no fim do ano passado, ainda há beneficiários recebendo e sacando o auxílio emergencial.

Sem anúncio oficial de prorrogação

Apesar das diversas discussões sobre uma possível prorrogação do auxílio emergencial, ainda não houve um anúncio oficial sobre a extensão do programa pelo governo federal.

Sendo assim, os últimos pagamentos do auxílio emergencial são realizados a partir desta segunda (25) e encerram ainda nesta semana.

Pagamentos e saques do auxílio emergencial

Durante o mês de janeiro, os pagamentos e saques do auxílio emergencial acompanham os ciclos 5 e 6, chegando ao fim nesta quarta-feira (27) [confira os calendários abaixo].

Além disso, embora o ciclo 6 de pagamentos do auxílio emergencial tenha sido encerrado, alguns beneficiários que passaram a receber depois segue com acesso ao crédito do auxílio emergencial.

Este é o caso dos 3.690 brasileiros que tiveram o auxílio emergencial reavaliado em novembro, depois de atualizações no banco de dados do governo. Eles foram consideradas elegíveis para receber.

Esses brasileiros devem receber as parcelas 2, 3, 4 e 5 do benefício de acordo com o calendário de saques, que continua até esta quarta (27).

Quem recebe hoje?

Nesta segunda-feira (25), recebem o auxílio emergencial os beneficiários nascidos até novembro. Os nascidos até dezembro recebem na quarta (27)

Vale destacar que apenas os beneficiários que ainda não tiveram acesso a todas as parcelas às quais têm direito vão receber o crédito do auxílio emergencial.

Calendário

calendário oficial abaixo é válido tanto para os saques (quem já recebeu todas as parcelas), como para os pagamentos, já que ainda há grupos recebendo o auxílio emergencial.

Ciclos 5 e 6

  • Nascidos em março - pagamentos e saques 04/01
  • Nascidos em abril - pagamentos e saques 06/01
  • Nascidos em maio - pagamentos e saques 11/01
  • Nascidos em junho - pagamentos e saques 13/01
  • Nascidos em julho - pagamentos e saques 15/01
  • Nascidos em agosto - pagamentos e saques 18/01
  • Nascidos em setembro - pagamentos e saques 20/01
  • Nascidos em outubro - pagamentos e saques 22/01
  • Nascidos em novembro - pagamentos e saques 25/01
  • Nascidos em dezembro - pagamentos e saques 27/01

Encerramento do calendário

O último ciclo de pagamentos do auxílio emergencial encerrou na terça-feira, 29 de dezembro. Já os beneficiários do Bolsa Família receberam todas as parcelas do auxílio emergencial até o dia 23 de dezembro.