CARNAVAL

Escolas particulares de Pernambuco não terão aula no Carnaval

Escolas particulares do Estado não terão aulas durante o Carnaval; decisão foi tomada no início da tarde de hoje (5)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 05/02/2021 às 15:15 | Atualizado em 10/02/2023 às 7:21
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Depois de uma semana de indefinição, donos de escolas privadas de Pernambuco aceitaram não funcionar durante o Carnaval. Significa que nos colégios particulares não haverá aulas nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

A decisão foi tomada no início da tarde desta sexta-feira (05), em assembleia geral do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe).

Professores eram contrários à abertura das escolas durante o Reinado de Momo, com o argumento de que a convenção coletiva de trabalho assinada pela categoria e pelo sindicato dos donos de escolas, no ano passado, já previa recesso nesses dias.

Aulas nas escolas públicas

Já as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino iniciam, nesta semana, mais um ano letivo. Seguindo o mesmo formato anunciado em outubro de 2020, as aulas para estudantes do ensino médio estão sendo retomadas no modelo híbrido, com aulas presenciais e remotas.

Durante coletiva de imprensa online, nesta quarta-feira (3), o secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros, detalhou o retorno dos estudantes do Ensino Fundamental e Infantil.

De acordo com o secretário, foi apresentado o cronograma de retomada das aulas presenciais que atendam as etapas de ensino.

O calendário começará a ser cumprido a partir de 1º de março. Primeiramente, voltarão os estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.

Em seguida, ainda de acordo com Marcelo Barros, os estudantes dos anos iniciais do Fundamental (1º ao 5º ano), estarão autorizados a retornar a partir do dia 8 de março.

Por fim, haverá o retorno do infantil, cuja volta está prevista no dia 15 de março. Vale salientar que a partir do dia 22 de fevereiro, os professores já estarão nas escolas.

Ele destacou que o calendário foi acordado com a Amupe e a Undime e que os protocolos sanitários devem ser seguidos pelas prefeituras.

As escolas particulares, de todas as séries, da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, podem ter atividades presenciais nas unidades de ensino desde outubro e novembro do ano passado. A liberação foi também gradual.