auxílio emergencial

Presidente do Senado espera que decisão sobre volta do auxílio emergencial seja tomada ainda nesta semana

Confira o que dizem os presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sobre a volta do auxílio emergencial

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 09/02/2021 às 10:37 | Atualizado em 23/01/2023 às 9:30
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

A prorrogação do auxílio emergencial, igual ao de 2020 ou com alterações, é uma possibilidade que tem sido amplamente discutida, no Governo.

Senado, Câmara dos Deputados, ministros e o presidente Jair Bolsonaro discutem e se pronunciam sobre esse tema, desde o retorno do Congresso Nacional, após recesso, e das eleições das novas presidências do Senado e da Câmara.

O que diz Jair Bolsonaro sobre retorno do Auxílio Emergencial?

O presidente Jair Bolsonaro disse, na tarde dessa segunda-feira (8) em evento no Palácio do Planalto, que seu time de ministros procura um novo formato para a retomada dos pagamentos do auxílio emergencial.

As conversas envolvem os titulares da Economia, Paulo Guedes; da Cidadania, Onyx Lorenzoni; e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Presidente do Senado sobre novo Auxílio Emergencial

O Planalto tem sido pressionado por parlamentares a liberar recursos para a retomada do pagamento do auxílio. O ministro Paulo Guedes diz que o anúncio depende de medidas que garantam o ajuste fiscal.

No entanto, deputados e senadores têm reclamado que o auxílio não pode ser uma troca, nem estar atrelado a qualquer outra proposta do governo.

Várias propostas de retorno ou mudanças no auxílio emergencial estão sendo especuladas. Nessa segunda (8), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que espera que a decisão sobre a volta do auxílio emergencial seja tomada ainda nesta semana.

O que diz o presidente da Câmara dos Deputados sobre o novo Auxílio Emergencial?

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu o diálogo entre Legislativo e Executivo para construção de uma política de auxílio viável para quem mais precisa, respeitando o teto de gastos. Ele também defendeu a inclusão de uma política de crédito para apoiar a geração de empregos.

Arthur Lira ressaltou, no entanto, que a superação da crise só vai ocorrer com a vacinação da população.