covid-19

Covid-19 deixa disfunções cognitivas em 80% dos pacientes, diz estudo

Pesquisa do InCor mostra falhas na atenção como uma das sequelas da covid-19

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 10/02/2021 às 18:02 | Atualizado em 09/01/2023 às 11:53
Pixabay
FOTO: Pixabay

Dados alarmantes mostram que as sequelas cognitivas não acontecem somente em pessoas que sofreram a doença no estágio mais grave.

Pacientes que tiveram coriza ou outros sintomas mais leves e até mesmo os assintomáticos também foram diagnosticados com disfunção cognitiva em algum grau.

É o que mostra o estudo inédito do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), conduzido pela neuropsicóloga Lívia Stocco Sanches Valentin.

Os resultados mostram que a recuperação física nem sempre implica na recuperação cognitiva, diz a pesquisadora, que também é professora da FMUSP.

"Isso deixa claro a importância de se incluir na avaliação clínica dos pacientes pós-covid-19 de qualquer gravidade sintomas de problemas cognitivos como sonolência diurna excessiva, fadiga, torpor e lapsos de memória, para que, com o diagnóstico precoce, possa haver uma rápida intervenção terapêutica”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aguarda os resultados finais do estudo para adotar a metodologia desenvolvida na pesquisa do InCor como padrão-ouro em âmbito mundial no diagnóstico e na reabilitação da disfunção cognitiva pós-covid-19.