Transporte público

Após manhã de suspensão por causa das fortes chuvas, Ramal Camaragibe do Metrô volta a funcionar

O ramal foi reaberto às 12h05

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 12/04/2021 às 14:30
Jailton Júnior/TV Jornal
FOTO: Jailton Júnior/TV Jornal

Na tarde desta segunda-feira (12) o Ramal Camaragibe da linha Centro do Metrô do Recife voltou a funcionar após praticamente a manhã inteira suspenso. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o ramal foi reaberto às 12h05.

Com isso, foram normalizadas as operações nas estações Camaragibe, Cosme e Damião, Rodoviária, Curado e Alto do Céu. Ainda de acordo com a CBTU, a paralisação foi provocada pelas fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) nesse domingo (11).

As precipitações derrubaram uma árvore próximo à Estação Curado, na Zona Oeste da capital pernambucana. A árvore ficou encostada nos fios da rede elétrica, que alimenta os trens, além dos galhos terem caído nos trilhos.

De onde veio tanta chuva?

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o sistema meteorológico que vem causando essa chuva é conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL). Os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), também chamados de Ondas de Leste, são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o litoral leste do Brasil.

O fenômeno é intensificado pela confluência dos ventos em baixos níveis. O cavado de médios níveis estava presente com intensidade considerável e não havia bloqueios atmosféricos. O fenômeno DOL é comum nesta época do ano, e costuma contribuir para chuvas nos estados do leste do Nordeste, como Pernambuco.

Defesa Civil de Pernambuco

A população deve seguir as orientações das Defesas Civis dos seus municípios, deixando áreas de risco e evitando entrar em rios, córregos ou em locais alagados. As equipes da Defesa Civil do Estado permanecem em alerta 24h, e podem ser acionadas, por meio da Central de Operações pelos telefones 199 e 3181-2490.

Defesa Civil do Recife

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) renova o alerta para a continuidade de chuvas moderadas a fortes no Recife, nas próximas 24 horas. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.