IMUNIZAÇÃO

Covid-19: Entrega de novo lote de vacinas para Pernambuco atrasa

As 255 mil doses de vacina contra a covid-19 chegariam nesta quinta-feira (15)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 15/04/2021 às 17:55
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O secretário estadual de Saúde, André Longo, informou, nesta quinta-feira (15), que a entrega das 255 mil doses de vacina contra a covid-19 foi atrasada.

André Longo não especificou o motivo, mas garantiu que as doses devem chegar em Pernambuco ainda no início desta sexta-feira (16).

>> Secretário Estadual de Saúde pede que população tome as duas doses da vacina contra covid-19

>> Pernambuco amplia vacinação contra covid-19 para idosos acima de 60 anos

O volume de vacinas vai possibilitar imunizar a população idosa acima de 60 anos em todos os municípios de Pernambuco.

“Houve um pequeno atraso na entrega das vacinas que havíamos anunciado. Está previsto para chegar nas primeiras horas desta sexta-feira mais um lote com 255 mil doses. São 102.400 doses de Coronavac e 152.750 doses de Astrazeneca. Nós já vamos começar a enviar essa nova remessa aos municípios na própria manhã da sexta-feira”, afirmou o secretário.

Secretário pede que população tome as duas doses da vacina

Em coletiva online realizada na tarde desta quinta-feira (15), o secretário estadual de Saúde, André Longo, pediu que a população fique atenta ao calendário vacinal. Pernambuco está entre os 10 Estados brasileiros com mais pessoas em atraso para a segunda dose da vacina contra a covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde.

O secretário reconheceu que imprevistos podem acontecer como, por exemplo, no caso de pessoas que apresentem sintomas gripais, pois essas devem evitar tomar a vacina. No entanto, reforçou o pedido para que todos completem o esquema de imunização. “Temos capacidade de vacinar em um ritmo muito maior e precisamos de mais vacinas (...) A população tem que estar atenta ao calendário vacinal e tomar as duas doses. A gente reforça a necessidade dessas pessoas procurarem fazer a vacinação para completar essa segunda dose. É muito importante que essas pessoas estejam atentas para completar o esquema vacinal”, destacou.

Com base nos números divulgados pelo Ministério da Saúde, Pernambuco é a 8ª unidade federativa com mais pessoas, em números absolutos, que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a infecção.

Confira a coletiva completa: