pesquisa

Universidade paga mais de R$ 38 mil para voluntários se reinfectarem com a covid-19

Objetivo de estudo britânico é avaliar chance de reinfecção em jovens que já tiveram a covid-19

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 19/04/2021 às 20:10
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

A Universidade de Oxford anunciou, nesta segunda-feira (19), que está buscando voluntários para serem parte de um estudo britânico que visa descobrir como o sistema imunológico de uma pessoa que se recuperou da covid-19 reage ao ser infectado pela segunda vez com o novo coronavírus. O estudo, que deve começar ainda em abril e terá duração de 12 meses, procura jovens entre 18 e 30 anos que foram infectadas naturalmente com a doença. Quem participar da pesquisa, receberá cerca de 5.000 libras (R$ 38,7 mil na cotação atual).

Na primeira fase do estudo, participarão 64 voluntários, que usarão a cepa original que apareceu no final de 2019 na China, mas também é possível incluir uma das novas variantes da covid-19. A Universidade de Oxford afirma que as pessoas serão monitorada cuidadosamente por uma equipe de pesquisadores. As informações são do Portal R7.

"Quando infectarmos esses participantes novamente, saberemos exatamente como seu sistema imunológico reagiu à primeira infecção por covid, exatamente quando a segunda infecção ocorreu e exatamente quanto vírus eles receberam", explicou a professora de vacinologia Helen McShane, que está liderando a pesquisa.

> Vacina da covid-19 x influenza: Qual tomar primeiro, intervalo entre doses e têm efeitos colaterais?

Risco à saúde

Após serem expostos ao vírus da covid-19, os voluntário serão colocados em quarentena por 17 dias e tratados em um hospital até que não representem mais risco de contágio para terceiros, além de oito consultas de acompanhamento após a alta hospitalar. O tratamento será à base de anticorpos monoclonais, desenvolvidos pelo laboratório norte-americano Regeneron, caso as pessoas desenvolvam sintomas do novo coronavírus.