saúde

Pesquisa relaciona vacinas contra covid-19 com herpes zóster? Saiba do que se trata e se existe risco

Estudo acredita em uma ligação entre a vacina de mRNA (ou RNA mensageiro) contra covid-19 e herpes zóster

Tânia Rêgo/Agência Brasil
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um estudo publicado na revista Rheumatology, de Israel, analisou pessoas com doenças reumáticas inflamatórias autoimunes e alega ter encontrado uma ligação entre uma vacina de mRNA (ou RNA mensageiro) contra covid-19 e herpes zóster (doença causada pelo vírus varicela-zóster). Embora seja importante pesquisar essa relação, de acordo com o site Gizmodo Brasil, do portal Uol, não é preciso se preocupar com esse possível risco.

De quase 500 pacientes com condições que incluem artrite reumatoide, o estudo comparou as pessoas com um grupo semelhante que não tinham nenhuma doença autoimune. Ao todo, seis (1,2%) desenvolveram herpes zóster logo após receberem a vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech, em comparação com zero pessoas no grupo de controle que também receberam o mesmo tipo de imunizante, e não significa que a vacina transmitiu o vírus do herpes zóster.

Covid-19 x herpes zóster

Ao Jerusalem Post, em entrevista na segunda-feira (19), a autora principal da pesquisa, Victoria Furer, afirmou que não pode dizer que a “vacina é a causa” neste momento. O estudo também aponta que não é implausível que a vacina de covid-19 possa aumentar o risco de uma pessoa ter uma reativação de herpes zóster, pois existem algumas evidências de que a própria covid-19 pode desencadear o herpes zóster por causa dos efeitos no sistema imunológico e o estresse que causa nas pessoas.

> É necessário dar intervalo entra vacina contra a covid-19 e outros imunizantes, diz médico

> Vacina da covid-19 x influenza: Qual tomar primeiro, intervalo entre doses e têm efeitos colaterais?

De acordo com o site Gizmodo Brasil, do portal Uol, ao citar à pesquisa, todos esses riscos teóricos podem ser amplificados em pessoas com sistema imunológico já comprometido ou que estão tomando medicamentos para regular o sistema imunológico hiperativo, como foi o caso de alguns dos pacientes do estudo.