CORONAVÍRUS

AO VIVO: acompanhe a coletiva do Governo de Pernambuco sobre a covid-19

A entrevista coletiva do Governo estadual está prevista para começar às 16h30

Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Acompanhe a coletiva online do Governo de Pernambuco sobre a covid-19 no Estado nesta quinta-feira (29). O evento está previsto para iniciar às 16h30. Participam o secretário estadual de saúde, André Longo, e o representante da Sociedade Brasileira de Imunizações no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19, o médico Eduardo Jorge da Fonseca.

>>>Vacina contra covid: Mais 4,2 mil doses de CoronaVac e 208 mil de AstraZeneca chegam a Pernambuco

>>>Pernambuco registra mais de 2 mil casos confirmados de covid-19 nas últimas 24h

Assista ao vivo

Novas doses em Pernambuco

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (29), que mais 4,2 mil doses de CoronaVac/Butantan e 208.250 da vacina AstraZeneca/Fiocruz foram enviadas para o Estado de Pernambuco. A quantidade de CoronaVac é bem menor do que o déficit estimado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta semana, de 126 mil doses.

Casos e mortes de covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (29/04), 2.511 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 210 (8%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.301 (92%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 404.668 casos confirmados da doença, sendo 40.079 graves e 364.589 leves. Também foram confirmados 99 óbitos, ocorridos entre 08/11/2020 e 28/04/2021. Com isso, o Estado totaliza 13.967 mortes pela Covid-19.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.