Mudança

Auxílio emergencial pode ser movimentado via Pix a partir desta sexta (30), evitando descontos e antecipando saques; veja como funciona e regras

A medida começa a valer nesta sexta-feira (30). Uso do Pix é para evitar redução do valor do auxílio emergencial

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 30/04/2021 às 10:26
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Pix, sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central, poderá ser usado, a partir desta sexta-feira (30), para movimentar valores do auxílio emergencial de 2021, que pode ser recebido por meio da conta digital da Caixa Econômica Federal.

Exceção

A única exceção às transações se dará para os casos de transferência para conta de mesma titularidade.

>> Saques do auxílio emergencial 2021 começam nesta sexta (30); veja calendários e quando pode sacar

Evitar redução do valor

Segundo o BC, a medida foi adotada para evitar descontos ou compensações de dívidas dos usuários, que implicariam redução do valor do auxílio. A movimentação via Pix, até hoje, não era permitida para os beneficiários, e tornou-se possível, após um período de ajustes.

>> Auxílio emergencial: tire suas dúvidas sobre o benefício em 2021

Como usar

Para começar a usar o sistema, o usuário do aplicativo Caixa Tem terá que cadastrar pelo menos uma chave Pix. De acordo com a Caixa, os beneficiários do programa Bolsa Família, tanto aqueles que estão recebendo o auxílio emergencial 2021, por ser mais o benefício mais vantajoso, quanto aqueles que continuam recebendo o valor original, por meio de conta poupança, seguem as mesmas regras.

>> Mais 206 mil pessoas vão receber auxílio emergencial; veja como ficam os calendários com os novos beneficiários

>> Saques do auxílio emergencial 2021 começam nesta semana; veja calendários e quando recebe

>> Auxílio emergencial: tire suas dúvidas sobre o benefício em 2021

Não precisa esperar os saques

Segundo a Caixa, a após o início da nova funcionalidade de movimentação do auxílio emergencial pelo Pix, os usuários poderão fazer operações com o valor depositado na poupança digital da Caixa, a qualquer momento. Ou seja, não será necessário esperar a liberação para saques e transferências bancárias convencionais, como TED e DOC, o que pode ocorrer até 30 dias depois do depósito.

Portanto, o saldo do auxílio que estiver na conta poderá ser usado para pagamentos realização de compras, por meio de cartão de débito virtual ou QR Code, e realização de transações por meio do Pix (exceto para contas de mesma titularidade do beneficiário). O saque em espécie seguirá o calendário original do governo.