CORONAVÍRUS

Qual máscara devo usar para me proteger da covid-19? Existe diferença entre as máscaras?

Confira diferenças entre as máscaras de tecido, cirúrgicas e modelos N95

TV Jornal  *Com informações da Rádio Jornal
TV Jornal *Com informações da Rádio Jornal
Publicado em 07/06/2021 às 15:30 | Atualizado em 07/11/2022 às 18:54
Reprodução: Internet
FOTO: Reprodução: Internet

Com informações da SES Minas Gerais.

A máscara de proteção respiratória tornou-se um dos principais símbolos da pandemia de covid-19 e, consequentemente, do ano de 2020.

Antes utilizada cotidianamente apenas em alguns países asiáticos —, fato que era visto com curiosidade pelo Ocidente —, a máscara agora é utilizada em todo o mundo, consagrando-se como uma importante medida na contenção do covid-19. 

Apesar delas estarem (ou devessem estar) no rosto de todos, muitas pessoas ainda não sabem que existem diversos tipos diferentes de máscaras, e que cada um deles deve ser utilizado em ocasiões específicas.

Tipos de máscaras

Máscaras de tecido 

São aquelas produzidas artesanalmente em casas ou confeções com materiais não médicos, como tecido, malha ou retalhos. É o tipo mais visto nas ruas, variando muito em forma, cor, material e estilo.

Elas podem ser lavadas e reutilizadas. Se você quer saber o modo correto de produção e higienização dessas máscaras caseiras, acesse esta orientação da ANVISA ou nosso post sobre isso.

Máscara cirúrgica

Produzida industrialmente com materiais específicos e descartáveis, a máscara cirúrgica é normalmente utilizada por profissionais de saúde durante procedimentos. Ela apresenta como diferenciais:

  • um material que filtra partículas menores que os tecidos comuns;
  • a presença de um arame que permite uma melhor adequação ao contorno da área do nariz, minimizando frestas e aumentando a proteção.

VEJA TAMBÉM: Vídeo que viralizou na internet mostra eficácia de máscaras N95/PFF2 na prática

Máscara N95

Também são produzidas em nível industrial para profissionais de saúde. Elas buscam oferecer a melhor proteção contra aerossóis, as menores partículas respiratórias possíveis para a transmissão dos vírus.

Durante procedimentos médicos, como intubações, elas são eliminadas em grande quantidade. Por isso, é necessária essa proteção maior.

Para isso, elas têm várias camadas de diversos materiais, além de serem muito anatômicas, de modo a minimizar ao máximo os espaços por onde o ar poderia passar sem ser filtrado.

Elas são as mais caras de serem produzidas e estão em falta até mesmo para profissionais de saúde.

Quando devo usar cada uma das máscaras?

Máscara de tecido

Deve ser utilizada por todos ao sair de casa, em ambientes abertos ou fechados com muitas pessoas, como ônibus, metrôs e supermercados.

Máscara cirúrgica

Segundo nota técnica da SES-MG, pacientes suspeitos e confirmados com sintomas de síndrome gripal devem utilizar máscara cirúrgica nos serviços de saúde e durante o transporte. Se esses pacientes tiverem um acompanhante, ele também deverá usar máscara cirúrgica.

Profissionais de saúde e de apoio devem utilizar máscara cirúrgica sempre que prestarem assistência a menos de 1 metro do paciente suspeito ou confirmado de infecção pelo novo coronavírus.

Trabalhadores que fazem a limpeza dos quartos e áreas de isolamento devem utilizar máscara cirúrgica durante todo o processo de higienização desses ambientes.

Máscara N95

Profissionais de saúde devem utilizar máscara do tipo N95 sempre que realizarem procedimentos geradores de aerossóis no atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Exemplos desses procedimento são:

  • intubação ou aspiração traqueal, ventilação não invasiva;
  • ressuscitação cardiopulmonar;
  • ventilação manual antes da intubação;
  • coletas mecânicas de secreções do nariz e da boca, entre outros.

> Vacina contra covid-19 pode afetar fluxo menstrual, aponta estudo

Como usar a máscara de forma correta?

1. Higienize as mãos 

Antes de tocar a máscara médica limpa, você deve lavar bem as mãos com água e sabonete. Aplique sabonete às mãos molhadas e esfregue uma na outra por pelo menos 20 segundos.

Depois, enxague. Seque as mãos com uma folha de papel-toalha e, depois, descarte-a no lixo. 

2. Veja se a máscara tem algum defeito

Depois de tirar a máscara médica nova da caixa, veja se ela está em perfeitas condições ou se tem algum defeito, como rasgos. Se houver, jogue-a fora e use outro acessório. 

3. Coloque a máscara na posição correta

A extremidade superior da máscara é a que tem um detalhe que se encaixa bem no nariz da pessoa. Portanto, ela deve ficar virada para cima na hora de vestir o acessório. 

4. Coloque a máscara do lado certo

A parte interna das máscaras médicas é branca, enquanto a externa tem alguma outra cor. Antes de vestir o acessório, veja se ele está do lado correto. 

5. Coloque a máscara no rosto

Existem diversos tipos de máscaras médicas no mercado, cada um com um método próprio de aplicação.

Com alças para as orelhas: algumas máscaras têm duas alças laterais para as orelhas. Geralmente, elas são feitas de algum material elástico. Pegue o acessório pelo elástico, passe um pela primeira orelha e o outro pela segunda.

De amarrar: algumas máscaras têm tiras de amarrar na nuca. No geral, há dois pares (um em cima e outro embaixo). Pegue o acessório pelas tiras superiores, passe-as para trás da cabeça e dê o nó.

Com faixas: algumas máscaras têm duas faixas elásticas que passam para trás da cabeça (sem a necessidade de amarrar). Coloque o acessório no rosto, puxe a faixa superior por cima da cabeça e passe para a nuca. Depois, puxe a faixa inferior com o mesmo movimento. 

6. Ajuste a máscara no nariz

Depois de colocar a máscara na cabeça e no rosto, segure-a na ponte do nariz com o indicador e o polegar. 

7. Se necessário, amarre a tirinha inferior da máscara

Se estiver usando uma máscara de amarrar, dê o nó na base da cabeça. Como o acessório pode acabar não funcionando se você tentar mexer nele demais, é melhor esperar até a parte do nariz ficar no lugar certo antes de amarrar as tiras inferiores. 

8. Ajuste a máscara no rosto e debaixo do queixo

Depois de prender bem a máscara, ajuste-a e cubra a boca e o nariz e passe a parte inferior do acessório por baixo do queixo.