pandemia

Por que as pessoas com duas doses da vacina ainda podem contrair a covid-19?

Especialistas alertam também sobre a importância de tomar as duas doses da vacina contra a covid-19

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/06/2021 às 17:40 | Atualizado em 17/10/2022 às 14:22
Foto: Tony Winston/ MS
FOTO: Foto: Tony Winston/ MS

Com informações do O Globo.

A vacinação contra a covid-19 segue em todos os estados do Brasil.

Apesar disso, médicos e especialistas alertam que é possível contrair e transmitir a doença, mesmo após 14 dias da aplicação da segunda dose, quando se completa o ciclo de imunização, pois as vacinas disponíveis, até o momento, protegem contra a gravidade da covid-19.

Vale lembrar que nenhuma das vacinas aplicadas na população ainda é 100% eficaz contra o vírus.

Em entrevista ao jornal O Globo, a infectologista do Hospital Emílio Ribas e do comitê de imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Rosana Richtmann, falou um pouco sobre as vacinas.

Ela explicou que todas os imunizantes contra a covid-19 possuem uma proteção de 75 a 80% para prevenção de casos moderados e graves, caso tenha tomado as duas doses.

.

Qual a importância das duas doses da vacina contra Covid-19?

Os infectologistas acreditam que é a importância de tomar as duas doses é para completar o ciclo de imunização e aumentar a proteção.

De acordo com o Ministério da Saúde, até esta segunda-feira (14), apenas 11,11% da população brasileira recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19.

> Covid-19 em crianças: Quais cuidados tomar? Como evitar o contágio?

Ainda de acordo com Rosana Richtmann, quem se expõe muito e frequenta locais aglomerados, a chance de se infectar mesmo imunizada também é maior. 

Teve reações da vacina? Saiba o que fazer

Após receberem as injeções com a vacina contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca, muitas pessoas compartilharam memes nas redes sociais sobre reações adversas causadas durante esta pandemia da covid-19, que são previstas em bula.

Os sintomas como dor local, calafrios, febre e fadiga foram alguns dos sintomas e podem surgir também efeitos colaterais pós-vacinação com dose de outras vacinas, segundo os médicos infectologistas. Clique aqui e saiba mais.