VACINA

Bancários cruzam os braços por 24hs na sexta-feira (18)

A categoria pede para ser incluída nos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19

Fabiani Vieira Assunção
Fabiani Vieira Assunção
Publicado em 16/06/2021 às 17:39 | Atualizado em 20/07/2022 às 21:22
Bruno Campos/ JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/ JC Imagem

Após uma assembleia geral, que ocorreu na noite da última terça-feira (15), os bancários de Pernambuco aprovaram, com 95% de votos, uma paralisação de 24h das atividades para a próxima sexta-feira (18).

O movimento foi batizado de "Greve pela Vida" e reivindica a inclusão da categoria nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.

Essenciais

Desde o início da pandemia, bancários foram considerados profissionais essenciais, com atividades presenciais. O pagamento do auxílio emergencial a milhares de brasileiros levou filas e aglomerações às agências da Caixa Econômica, colocando a categoria em condição de vulnerabilidade.

"Pedimos aos clientes compreensão e apoio à nossa luta, pois com a imunização dos bancários, a população que precisa ir às agências bancárias também correrá menos riscos de contaminação", justifica a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.

Ainda de acordo com a presidenta, aproximadamente 60% dos bancários no estado ainda não foram vacinados por faixa etária, já que a categoria está, em sua maioria, na faixa etária abaixo dos 40 anos.

Acesso garantido

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, em todo o estado, dez municípios já estão vacinando os trabalhadores deste setor, ainda que o mesmo não tendo sido incluído no plano de imunização do Governo do Estado.

São eles: Itapetim, Bonito, Surubim, Ouricuri, Salgadinho, Bom Conselho, Tabira, Palmares, Cabrobó e Orobó. Pernambuco tem cerca de 11 mil bancários, dos quais mais de 6 mil estão concentrados na capital.