Procurado

Lázaro Barbosa: veja histórico de crimes do serial killer de Brasília, que fugiu da prisão na Bahia e é o mais procurado do Distrito Federal

O serial killer de Brasília, Lázaro Barbosa, comete crimes desde 2018

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/06/2021 às 10:14 | Atualizado em 20/07/2022 às 23:07
Divulgação/PMDF
FOTO: Divulgação/PMDF

Moradores do Distrito Federal e regiões próximas se encontram em alerta, desde a última quarta (9), quando Lázaro Barbosa de Sousa, serial killer que está sendo procurado, matou quatro pessoas da mesma família em Ceilândia. Desde então, ele tem conseguido driblar a polícia.

Oficialmente, a polícia do Distrito Federal não trata Lázaro Barbosa de Sousa, o 'serial killer de Brasília' como um assassino em série, que é o significado da expressão. Ele é suspeito de assassinar quatro pessoas de uma mesma família, na semana passada, e está fugindo dos policiais, desde então.

Na fuga, ele já trocou tiros e fez reféns. O termo "serial killer" para tratar este caso foi adotado por usuários das redes sociais, tecnicamente, de forma errada.

Quem é Lázaro Barbosa?

O homem mais procurado do Distrito Federal, atualmente, é o baiano Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos. Nascido em Barra do Mendes, onde ele cometeu ao menos dois assassinatos, o serial killer mudou de estado para dar sequência a sua empreitada criminosa.

Preso em Barra Mendes, na Bahia, pelo crime de duplo homicídio, Lázaro Barbosa fugiu da prisão, depois de 10 dias, sendo considerado foragido, desde então.

Laudo aponta características de personalidade como "agressividade, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade". 

>> Ritual Macabro: secretário diz o que Lázaro Barbosa, Serial killer de Brasília, pretendia fazer com família mantida refém 

Linha do tempo dos crimes

Apesar de o homem só ganhar o noticiário policial a partir desse caso, a prática de crimes cometidos por ele não é de agora. Segundo a polícia, Lázaro é suspeito de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo, no Distrito Federal e em chácaras do estado de Goiás.

Lázaro foi preso, pela primeira vez, em 2009, acusado por crimes graves. Além disso, quando cumpriu pena no Complexo Penitenciário da Papuda em 2013, foi constatado um laudo psicológico que ele é uma pessoa agressiva, impulsiva, instável e com 'preocupações sexuais'.

Ele chegou a ser preso, em 8 de março de 2018, pelo Grupo de Investigações de Homicídios de Águas Lindas, mas fugiu do presídio, quatro meses depois, no dia 23 de julho.

Na quarta-feira (9), ele cometeu o assassinato de uma família em Ceilândia. Na manhã do dia seguinte, quinta-feira (10), o homem teria invadido uma casa que fica a 3 km do local onde o caso aconteceu.

Lá, de acordo com o Correio Braziliense, ele teria colocado Sílvia Campos, 40, proprietária da chácara, e o caseiro, identificado como Anderson, 18, na mira de seu revólver por 3 horas. No local, ele ainda teria obrigado os dois a fumarem maconha. Antes de fugir, roubou R$ 200, uma jaqueta, celulares e carregador.

No terceiro dia de fuga, Lázaro fez mais um refém e roubou um Fiat Pálio em Ceilândia. Com o veículo, ele se dirigiu a Cocalzinho, desta vez em Goiás, onde abandonou e incendiou o carro. As investigações apontam que lá, ele se encontrou com um comparsa, que o ofereceu suporte.

Já no sábado (12), ele teria passado a tarde bebendo e se divertindo em uma chácara, próxima à Lagoa Samuel. Lá o suspeito fez o caseiro refém. O serial killer também o obrigou a fumar maconha. Antes de fugir novamente, Lázaro destruiu o carro da vítima. Após deixar essa casa, ele foi para outra chácara, onde baleou três homens e roubou duas armas de fogo.

Na tarde do domingo (13), o foragido furtou um outro carro, também em Cocalzinho (GO), e abandonou o veículo, um Corsa vermelho, após avistar um ponto de bloqueio montado pela polícia.

Na segunda-feira (14), Lázaro foi visto no curral de uma fazenda entre os distritos de Edelândia e Girassol. A polícia acredita que ele passou a noite no local. Segundo o caseiro da fazenda, o homem pediu comida e em seguida fugiu para a mata.

Na terça-feira (15), após ser cercado por policiais, ele atirou contra um deles e o deixou ferido no rosto. No momento do tiroteio, ele fazia três pessoas reféns. Apesar da presença da polícia, Lázaro conseguiu fugir. As investigações policiais continuam e podem apontar para outros delitos.

  • 2009 - preso, pela primeira vez
  • 2013 - quando cumpriu pena no Complexo Penitenciário da Papuda em 2013, foi constatado um laudo psicológico que ele é uma pessoa agressiva, impulsiva, instável e com 'preocupações sexuais'.
  • Março de 2018 - preso em 8 de março de 2018, pelo Grupo de Investigações de Homicídios de Águas Lindas
  • Julho de 2018 - Fugiu do presídio, quatro meses depois, no dia 23 de julho.
  • 26 de abril de 2021: Lázaro teria invadido uma casa no Sol Nascente.
  • 17 de maio de 2021: fez uma família refém na mesma região.
  • 9 de junho de 2021: teria cometido um triplo homicídio em uma chácara, no Incra 9, em Ceilândia (DF).
  • 10 de junho de 2021: rendeu o proprietário de uma fazenda, a filha dele e o caseiro.
  • 11 de junho de 2021: Lázaro fez mais um refém e roubou um Fiat Pálio em Ceilândia
  • 12 de junho de 2021: Polícia encontra corpo de vítima no Córrego da Cascalheira, localizado no meio da mata, entre a BR-070 e a DF-180. O serial killer fez caseiro de chácara refém, próximo à Lagoa Samuel, e destruiu o carro dele
  • 13 de junho de 2021: furtou um carro e o abandonou na BR-070, depois, ele continuou a fuga, pela mata.
  • 14 de junho de 2021: Polícias do DF e de Goiás fizeram um cerco em 34 propriedades rurais da região e continuaram as buscas 

Vídeo

Câmeras de segurança de uma fazenda localizada no povoado de Edilândia, no interior de Goiás, flagraram Lázaro Barbosa de Sousa, o ''Serial Killer de Brasília'', na manhã dessa terça-feira (15). A informação é que ele estava dormido dentro de uma leiteria.

Os donos do local chegaram e encontraram o homem, que prometeu não fazer mal a ninguém, e disse que só queria se alimentar. O suspeito ficou desconfiado de que o caseiro chamaria ajuda, e acabou fugindo novamente. Ele carregava uma mochila junto ao corpo.

  

Lázaro Barbosa é serial killer?

Oficialmente, a polícia do Distrito Federal não trata Lázaro Barbosa de Sousa como um "serial killer". Ele é suspeito de assassinar quatro pessoas de uma mesma família, na semana passada, e está fugindo dos policiais, desde então. Na fuga, ele já trocou tiros e fez reféns. O termo "serial killer" para tratar este caso foi adotado por usuários das redes sociais, tecnicamente, de forma errada. 

Saiba mais

 

>> Quem é o 'serial killer de Brasília' identificado como Lázaro Barbosa?

>> Vídeo: câmera de segurança flagra "serial killer de Brasília" dentro de fazenda em Goiás

>> Maníaco do Parque, Jack - o estripador, Ted Bundy e o homem que matou 90 pessoas: conheça os serial killers mais famosos do mundo

>> O que é serial killer? Entenda a expressão, que voltou à tona após caso em Brasília