Medo

Lázaro Barbosa: Veja relato de parente de família feita refém por serial killer de Brasília sobre momentos de desespero

Em áudio, uma parente das vítimas relatou os momentos de tensão com o suspeito, Lázaro Barbosa, conhecido como o "serial killer de Brasília"

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 17/06/2021 às 12:32 | Atualizado em 03/07/2022 às 21:04
Reprodução
FOTO: Reprodução

A polícia segue, nesta quinta-feira (17), à procura do "serial killer de Brasília" Lázaro Barbosa, de 32 anos. Ele é o principal suspeito de cinco assassinatos. Quatro deles ocorreram na última semana, no Distrito Federal.

Ele também é suspeito de ter atirado em três pessoas, invadido propriedades e incendiado uma delas.

As buscas acontecem no povoado de Girassol, em Goiás. A mudança aconteceu pois, na tarde da terça-feira (15), Lázaro foi visto fugindo para o povoado de Girassol, após fazer outra família refém. 

>> AO VIVO: Segurança Pública de Goiás atualiza situação da captura do serial killer de Brasília, Lázaro Barbosa

>> Rituais e 'Satan': veja o que foi encontrado pela polícia na casa do serial killer de Brasília, Lázaro Barbosa

>> Linha do tempo do serial killer de Brasília: confira o que Lázaro Barbosa fez nesses 9 dias fugindo da polícia 

Relato de desespero

Na tarde da terça-feira (15), Lázaro invadiu uma chácara, em Edilândia, em Goiás, e levou um casal e a filha de 16 anos para um matagal, mas foi surpreendido pela polícia.

O motivo foi uma mensagem enviada pela adolescente a um policial. Após troca de tiros, um policial foi ferido no rosto e, novamente, o homem conseguiu escapar dos agentes. 

Em áudio, uma parente das vítimas relatou os momentos de tensão com o suspeito.

"Aí levou os três, amarrou o Edson, e quando o helicóptero começou a sobrevoar lá, porque foi tudo muito rápido, ele falou que ia matar os três. Aí levou eles pro meio do mato, pro rio abaixo, e quando ele viu o helicóptero, fez eles deitarem no chão e tampou eles com folha. Aí 'os policial desceu' pro lado que ele tinham levado eles e ele pegou e atirou contra a polícia", diz.

Lázaro roubou dois celulares da família, incluindo o da adolescente, que fez o envio da mensagem de pedido de ajuda. 

>> 'Socorro, o assassino Lázaro está aqui em casa': refém de serial killer de Brasília, Lázaro Barbosa, enviou pedido de ajuda à polícia 

Mensagem de socorro

A polícia esteve no local, na segunda-feira (14), e um policial deixou o número de celular com a família. Um dia depois, na tarde da terça, ele recebeu a mensagem: "Socorro, o assassino Lázaro está aqui em casa. Fazenda Grota da Água do Valdo Silva", dizia o texto. 

>> Serial killer de Brasília: dormida em árvore, cerco fechado e troca de tiros. Confira um resumo do oitavo dia de buscas

>> Vídeo mostra resgate de reféns e tiros efetuados pelo serial killer de Brasília contra polícia na mata

>> Lázaro Barbosa, o serial killer de Brasília: 'Ele está cansado, acuado e ainda mais perigoso', afirma secretário de Goiás

>> 'Não é gente. É um monstro da pior espécie', diz pai de Lázaro Barbosa sobre o filho, serial killer de Brasília 

'Cada vez mais perigoso'

Em coletiva de imprensa realizada nessa quarta-feira (16), o secretário de Estado da Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, voltou a dizer que as equipes só deixarão a região de Edilândia, em Cocalzinho de Goiás, após a captura do homem.

Miranda também disse que o trabalho está sendo feito com cautela, pelo suspeito estar "cada vez mais acuado e perigoso".

"Nós não vamos sair do local enquanto não achá-lo. Não vamos deixar desguarnecida a nossa população. Precisamos controlar a ansiedade. Ele vai ser pego. Ontem nós chegamos muito perto, e hoje vamos pegá-lo", afirmou..

Quem é Lázaro Barbosa?

O homem mais procurado do Distrito Federal, atualmente, é o baiano Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos. Nascido em Barra do Mendes, onde ele cometeu ao menos dois assassinatos, o serial killer mudou de estado para dar sequência a sua empreitada criminosa. 

Lázaro Barbosa é serial killer?

Oficialmente, a polícia do Distrito Federal não trata Lázaro Barbosa de Sousa como um "serial killer". Ele é suspeito de assassinar quatro pessoas de uma mesma família, na semana passada, e está fugindo dos policiais, desde então. Na fuga, ele já trocou tiros e fez reféns.

O termo "serial killer" para tratar este caso foi adotado por usuários das redes sociais, tecnicamente, de forma errada. 

Vídeo

Câmeras de segurança de uma fazenda localizada no povoado de Edilândia, no interior de Goiás, flagraram Lázaro Barbosa de Sousa, o ''Serial Killer de Brasília'', na manhã dessa terça-feira (15). A informação é que ele estava dormido dentro de uma leiteria.

Os donos do local chegaram e encontraram o homem, que prometeu não fazer mal a ninguém, e disse que só queria se alimentar.

O suspeito ficou desconfiado de que o caseiro chamaria ajuda, e acabou fugindo novamente. Ele carregava uma mochila junto ao corpo.