serial killer de Brasília

Lázaro Barbosa: 13º dia de buscas por "serial killer de Brasília" começa com descoberta de possível esconderijo

Polícia acredita estar próxima ao esconderijo de Lázaro Barbosa, mas o 'serial killer de Brasília' continua solto

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 21/06/2021 às 8:28 | Atualizado em 08/09/2022 às 17:32
SBT/ TV Serra Dourada
FOTO: SBT/ TV Serra Dourada

A busca pelo foragido Lázaro Barbosa, 32 anos, suspeito de matar quatro pessoas, promover sequestros e invadir propriedades rurais no Distrito Federal, chega ao 13º dia.

Policiais militares de Goiás vasculham a área de cerca de 200 metros quadrados, no distrito de Cocalzinho, em busca de pistas na mata e às margens da BR-070, que corta a cidade, mas, até agora, o "serial killer de Brasília" não foi encontrado.

Denúncia sobre um possível esconderijo de Lázaro Barbosa

O dia começa com uma denúncia sobre um possível esconderijo do criminoso. De acordo com o R7, o denunciante usa um colete à prova de balas para ajudar os policiais a chegar ao local, que é considerado de difícil acesso.

Até aqui, cerca de 300 policiais procuram pelo fugitivo. Cães, helicópteros e drones fazem buscas.

De acordo com a reportagem, publicada nesta manhã, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás informou que os agentes policiais ainda estavam em diligências, isto é, ainda procuravam por Lázaro, após receber a informação do possível esconderijo.

Ainda não é possível confirmar se o local é, de fato, usado pelo bandido.

Ao longo dos últimos dias, a polícia já encontrou dois locais que podem ter sido usados por Lázaro, durante a fuga.

Em um deles, os policiais acharam, inclusive, um colchão, onde o "serial killer" pode ter dormido. Os locais eram improvisados no meio da mata.

Os investigadores acreditam que Lázaro se esconde durante o dia e usa a escuridão da noite para sair em busca de comida e armas.

Casa invadida pelo serial killer de Brasília

A polícia acredita ter percebido movimentações dele em Girassol, no distrito de Cocalzinho, em Goiás. Um morador da região relatou aos agentes que a casa dele foi invadida e ele encontrou tudo revirado, na tarde do sábado (19).

"Reviraram tudo, até sofá. Mas nada foi levado”, disse o trabalhador autônomo Josenildo Conceição, 28 anos, que mora no local, às margens da BR-070.

Ainda segundo ele, gavetas, a cama e os armários estavam remexidos e com coisas fora do lugar.

A notícia foi publicada no Correio Braziliense. O dono da propriedade informou o arrombamento à Política Militar. E, apesar de conhecer a história do foragido, disse não estar com medo.

Polícia aposta no cansaço

A Polícia aposta no desgaste emocional e no cansaço físico para tentar capturar o Lázaro Barbosa.

"Ele está a cada dia mais cansado, mais acusado. Não deixa, de maneira nenhuma, de ser perigosíssimo, mas está nas últimas forças", disse o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Rodney Miranda.

"Tenho quase certeza que cheguei a vê-lo, a 1 km de distância, do outro lado de um vale. A aparência dele não era de pessoa ferida", chegou a comentar com a imprensa.

>> ''Serial killer de Brasília'' foi avistado duas vezes, trocou tiros com a polícia e pode estar ferido, diz secretário

Essas aparições do fugitivo, que teve seu perfil traçado como sendo de um psicopata, sugerem, portanto, maior aproximação da operação policial com a localidade exata do fugitivo.

Com o cerco policial se fechando, a tendência é que Lázaro sofra mais estresse, aponta Cássio Thyone, perito criminal aposentado da Polícia Civil do Distrito Federal e membro do conselho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

"Ele precisa dormir, se alimentar, vencer o próprio estresse psicológico. Tempo é o fator que favorece quem está tentando encontrar a pessoa e não quem está tentando fugir", complementa. 

Governador de Goiás fala sobre as buscas por Lázaro Barbosa

Apesar disso, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), declarou, no mesmo dia, que as buscas podem durar até um mês.

"Eu pedi o máximo de cautela. Temos tempo. Não precisa atropelar [...] Ele está cercado, dentro da circunscrição e não vai escapar de ser capturado. Pode ter 10, 20, 30 dias", disse o governador.

Para o governador, "qualquer coisa que aconteça, vindo do sujeito, é muito explicável. Ele é assassino. Tudo depende de como é que ele vai se comportar, se vai reagir, ter processo de ansiedade, enfrentar ou continuar. Ele tem a característica do habitat. Ele sabe onde está pisando".  

Fake news sobre o caso

A Secretaria de Segurança de Goiás também aponta dificuldades de apuração do caso, pelo excesso de fake news. Os agentes têm recebido falsas informações sobre o suspeito, o que, segundo Miranda, tira tempo das investigações.

"É um problema sim. Não só essa fake news [de que Lázaro estaria em um cemitério], como outra de que ele já havia sido baleado, que já estava morto", comentou.

"Tudo isso atrapalha, porque não só a nossa Inteligência, como as unidades de operação, tem que checar. Às vezes a gente deixa de atender mais rapidamente uma informação procedente, para atender uma que não tem relevância", disse, na última 5ª feira.  

Os crimes de Lázaro Barbosa

Lázaro é acusado de matar, a tiros e facadas, três pessoas na zona rural de Ceilândia no último dia 9 de junho.

Os mortos eram Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos Gustavo Marques Vidas, de 21 anos, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15 anos.

O foragido também é apontado como responsável pelo sequestro da mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade.

O corpo dela foi encontrado no dia 12 à beira de um córrego, próximo da casa onde a família morava. Na terça-feira (15), ele fez uma família refém em uma chácara e atirou em um policial, que foi atingido de raspão.

Lázaro também é investigado pela morte de um caseiro em Girassol, no dia 5 de junho, quatro dias antes do assassinato da família. 

Desabafo do pai do serial killer

O aposentado afirmou que está "envergonhado" com os delitos que o filho cometeu. "Dizem que é filho meu, registrei, mas a própria mãe falava que ele não é filho meu. Nem ele, nem o outro, que eram dois", disse o pai de Lázaro.

O homem disse que se casou muito jovem com a mulher, na Bahia, e que ela "pegou o menino para criar" e que ele "era bandido". O casal se separou quando Lázaro ainda era criança.

"'Tá' uma revolução no país praticamente inteiro e eu não tenho onde 'socar' mais o meu rosto de vergonha. Cada crime que ele pratica é uma facada no meu coração!", afirmou o aposentado, que vive em Cocalzinho de Goiás. 

>> Terror: Moradores da região onde foi feito cerco a Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília, relatam cotidiano de medo

Quem é Lázaro Barbosa?

O homem mais procurado do Distrito Federal, atualmente, é o baiano Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, nasceu no município de Barra do Mendes, na Bahia, a 500 km de Salvador. O suspeito é casado e tem dois filhos. Criado na mata, no passado, ele já ficou foragido da polícia da Bahia por 15 dias.

Em Barra do Mendes, ele cometeu ao menos dois assassinatos, depois mudou de estado para dar sequência a sua empreitada criminosa. 

Lázaro Barbosa é serial killer?

Oficialmente, a polícia do Distrito Federal não trata Lázaro Barbosa de Sousa como um "serial killer". Ele é suspeito de assassinar quatro pessoas de uma mesma família, na semana passada, e está fugindo dos policiais, desde então.

Na fuga, ele já trocou tiros e fez reféns. O termo "serial killer" para tratar este caso foi adotado por usuários das redes sociais, tecnicamente, de forma errada. 

Confira a cobertura sobre o caso